terça-feira, 5 de março de 2019

Gluten free? Lactose free? Os pontos que faltam nos i's

Achei que era melhor ignorar, mas não consigo passar sem deixar aqui um pequeno desabafo sobre a notícia que anda a circular, esta semana, sobre o glúten e os lacticínios: acho incrível que quem escreve sobre o assunto não saiba distinguir uma alimentação natural à base alimentos de verdade, de uma feita à base de produtos processados "glutenfree/lactosefree".
Confundem-se também termos como intolerância e alergia, duas coisas bem diferentes e distorcem-se dados estatísticos.
Deviam, sim, dizer: atenção aos produtos PROCESSADOS" sem glúten" ou "sem lactose", a maioria é feita à base de ingredientes potencialmente inflamatórios e nocivos para o corpo humano (como as gorduras trans, açúcar, soja e milho transgénicos).
Por isso, digo sempre para lerem os rótulos com atenção e fazerem boas escolhas. O mesmo vale para os produtos Bio. Dar preferência a produtos Bio é bom, mas atenção, o facto de dizer Bio na embalagem nem sempre é sinónimo de algo saudável – é sempre importante ler o rótulo e perceber o que estamos de facto a comprar.
Deixo-vos com alguns excertos do meu livro "Dieta sem Dieta", sobre o leite, a lactose e a caseína e sobre os cereais e o glúten.
"É elevada a percentagem de pessoas que não tolera bem o leite. Esta situação pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente à medida que envelhecemos, pois muitos de nós deixamos de produzir ou produzimos em muito pouca quantidade a enzima lactase, responsável por “quebrar” o açúcar do leite (lactose). Assim, a sua ingestão pode causar inchaço, prisão de ventre e refluxo e está associada ao aparecimento de eczema, agravamento de sinusites e rinites, acne, enxaquecas e dores nas articulações. A somar a tudo isso, temos também a caseína, principal proteína do leite, que desencadeia reações alérgicas ou inflamatórias no intestino. Tal como o trigo, também o leite que hoje consumimos é bem diferente daquele que os nossos antepassados consumiam até há bem pouco tempo. Por forma a aumentar a produção, a maior parte do gado é criado em sistema intensivo, alimentado com ração à base de cereais transgénicos, em vez de pasto. O que resulta em carne e leite ricos em ómega 6 e pobres em ómega 3. Esse desequilíbrio dá origem a processos inflamatórios no nosso corpo. As vacas, tal como nós, produzem apenas leite durante a segunda metade da gestação e durante o período de amamentação. Por esse motivo e por forma a conseguir aumentar a produção e a sua duração, os produtores de leite utilizam hormonas que fazem com que o corpo da vaca produza leite de forma constante. Isto leva a que muitas vezes surjam mastites e outras doenças do género. Para tratar e evitar essas situações, é-lhes administrado um grande número de antibióticos"

(...)
"O trigo dos dias de hoje é completamente diferente do que existia há, por exemplo, 100 anos. Por altura dos anos 60 e 70, foi intensamente manipulado, por forma a tornar-se mais rentável, e surgiu um híbrido, o trigo-anão, que permite elevada produtividade a baixo custo e é muito mais resistente a nível climatérico. Este novo tipo de trigo tem uma concentração muito maior de glúten e é mais pobre a nível nutricional. Além disso, antigamente os cereais eram preparados de forma diferente: eram demolhados, germinados, fermentados e, depois da ação dos fermentos, atuavam os lactobacilos que destruíam em parte a estrutura de glúten e os tornavam mais digestos. Atualmente, a farinha é branqueada, com recurso a processos químicos e são utilizadas leveduras rápidas que mantêm a estrutura do glúten inalterada.

(...)
O glúten é uma proteína que é muito difícil de digerir pelo ser humano e causa inflamação intestinal a grande parte da população. Isto pode levar a que o revestimento intestinal seja danificado, e, por consequência, o corpo passe a não absorver de forma correta os nutrientes. Problemas gastrointestinais, alergias cutâneas e outros problemas de pele, enxaquecas, doenças autoimunes, aumento da gordura visceral, dores nas articulações e problemas de saúde mental estão também associados ao seu consumo. Não se deixe iludir por produtos processados «Sem Glúten – Glúten Free», isso, só porsi, não os torna num alimento saudável. Na verdade, a maioria está cheia de açúcares, gorduras hidrogenadas/trans, cereais transgénicos, como a soja e o milho, leite e diversos corantes e conservantes."



In Dieta sem Dieta, Ana S. Guerreiro


https://mamapaleo.blogspot.com/2018/10/dieta-sem-dieta-mama-escreveu-um-livro.html



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Línguas de Veado - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Açúcares Refinados







Tenho que confessar uma coisa...eram para ser bolachinhas, mas tinha poucas farinhas em casa e quando as coloquei no forno (com aspecto redondo de bolacha) acabaram por se espalhar no tapete. O resultado foram umas bolachas finas super estaladiças e muito semelhantes às típicas línguas de veado. Na segunda fornada, dei logo o formato de língua à massa e cá estão elas!
O meu filho adorou e se não tivesse escondido algumas tinham desaparecido :p



Ingredientes:
2 ovos médios
60 gr de farinha de amêndoa
60 gr de polviho doce ou farinha de araruta
20 gr de farinha de mandioca
30 ml de óleo de coco ( ou manteiga caso usem lacticínios)
20 m de azeite
1 colher de sopa de mel ou de açúcar de coco ( usei mel, não ficaram muito doces)
1 colher de chá de canela em pó
raspa de meia laranja pequena
1/3 de vagem de baunilha ou 1-2 gotas de essência de baunilha
pitada de sal


Preparação:
Bater bem os ovos, juntar os restantes ingredientes e mexer bem até obter uma massa homogénea não muito espessa nem muito liquida. Deixar a massa repousar cerca de 10/15 min.
Num tapete de silicone ou papel vegetal espalhar pequenas tiras largas ( a massa depois espalha um pouco ao cozer) com cerca de 10cm de comprimento.
Levar ao forno, pré-aquecido, a 180ª durante cerca de 10 min (até ficarem douradas), virar as línguas e deixar mais 3/4 min. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha de ferro ( ao arrefecerem ficam mais duras).
Tentar não comer todas de uma vez :p


       

Para saber mais sobre o meu livro:




                            

Bolo Fofo de Noz - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lactícinios


Que tal um bolo de noz, low carb, delicioso e ligeiramente húmido?  Melhor só mesmo se o tivesse recheado com doce de ovos ou compota de maçã :p



Sabiam que as nozes são óptimas para o cérebro? Por serem uma fonte de folatpo, uma vitamina do complexo B que é essencial para o norma funcionamento do cérebro e atua na capacidade cognitiva, mental e emocional. Age como um complemento no processo de produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor.
Além disso, o folato está associado ao bom desenvolvimento dos bebés ainda durante a gestação e é óptimo para a saúde das unhas, pele e cabelo. Tudo boas razões para comer uma fatia :p







Ingredientes: 
8 ovos
200 grs de nozes grosseiramente moídas ( ou seja quase em farinha mas ainda a deixar que se encontre um ou outro bocado maior de noz)
50 grs de farinha de amêndoa ou de noz ou de mandioca ( farinha de mandioca não é low carb)
50 ml de azeite ou óleo de coco ( manteiga caso use lacticínios)
2 c. de sopa de xilitol ( uso da Iswari - código mama_paleo dá 10% de desconto em todas as compras online) ou de açucar de coco ou mel ( estas duas últimas opções não são low carb) - não fica muito doce
1 maçã média crua sem casca ralada
1 colher de sopa de canela em pó (ou a gosto)
1 colher de chá de fermento sem glúten para bolos
1/3 de vagem de baunilha
pitada de sal

nozes para decorar

                                       


Preparação:
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.
Misture todos os outros ingredientes até obter uma mistura homogénea.
Lentamente, envolva a mistura nas claras (a mistura nas claras e não as claras na mistura).
Verta o preparado numa forma de silicone ( usei esta da Sweet Seection ) e decore com nozes ( ou amêndoas )
Leve ao forno, pré aquecido, a 180º, durante 40 min.
Sugestão: rechear com doce de ovos ou compota/puré de maçã
                         
                           


           

Para saber mais sobre o meu livro:




                            

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Peitos de Frango c/ Limão no Forno - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Hoje, tenho para partilhar convosco, uma das minhas receitas preferidas de frango no forno. É super simples e fica delicioso! Além disso é super versátil, podem depois desfiar ou cortar em cubinhos e usar numa salada fria, numa quiche ou omelete. Podem cortar em fatias e usar numa sandes, tosta ou crepe salgado ou até comer mesmo assim como snack.
Espero que gostem <3





  Ingredientes:
  6 peitos de frango médios ( dar preferência a carne de aves de produção extensiva e/ou bio)
  Sumo de 1 limão
  60 mls de azeite
  2 colheres de sopa rasas de pimentão doce
  1 colher de sopa de alho em pó
  1/2 colher de chá de gengibre em pó
  1 colher de chá de mel ( opcional )
  1 colher de café de pimenta caiena ( opcional )
  1 folha de louro
  sal e pimenta

Preparação:

Tempere os peitos de frango com o sumo de limão, a folha de louro, o gengibre, o alho, a pimenta, a pimenta caiena, o sal, o pimentão e o sal. Deixe marinar durante pelo menos 1 hora.
Disponha os peitos sobre um tabueiro ou travessa regue com o molho da marinada e com o azeite ( se desejar que fiquem com um tom mais dourado basta passar um fio de mel por cima deles antes de levar ao forno).
Levar ao forno, pré-aquecido a 200º durante 20 min ( tempo pode variar dependendo do tamanho dos peitos e do tipo de forno utilizado) ou até estarem dourados.
Sugestão: servir com "Arroz" de Couve-Flor ou Puré de Batata Doce e Abóbora e Salada

Para saber mais sobre o meu livro:





quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Bolo BCB - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticinios, Sem Adição de Açúcares

Bolo de beterraba é bom, de batata doce idem e de cenoura então maravilhoso... e que tal juntar os três num só? Resolvi usar estes três tipos de tubérculos e criar um bolo delicioso, leve, ligeiramente esponjoso e húmido. Além disso tem bons nutrientes e não precisa de adição de açucares porque os próprios tubérculos, já por si, são doces.



Ingredientes: 

6 ovos
50 ml de “leite” de coco´
90 gr de farinha de coco ou 110 gr de farinha de amêndoa
80 grs de farinha de amêndoa
60 gr de beterraba cozida
40 gr de cenoura crua ralada
40 gr de batata doce cozida ou assada
25 gr de farinha de araruta
6 c. de sopa de azeite ou de óleo de coco
2 c. de sopa de cacau cru (usei da Iswari - código mama_paleo dá 10% de desconto em todas as compras)
2 c. de chá de fermento para bolos sem glúten
½ colher de chá de baunilha (vagem)
pitada de sal
mel ou pasta de tâmaras a gosto (opcional)




Preparação:

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.
Misture todos os ingredientes secos, em seguida junte os ingredientes líquidos e misture tudo. Envolta o preparado nas claras.
Verta massa numa forma de silicone.
Leve a forno, pré-aquecido, a 180 º durante 45 min.
Depois de frio, pode cortar ao meio na horizontal e rechear com natas de coco batidas com chocolate (ou mascarpone caso usem lacticínios) e cobrir o bolo com chocolate derretido com um pouco de óleo de coco.
Servir fresco.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Panquecas Verdes - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Bom dia! Hoje, deixo-vos com uma sugestão super nutritiva e saciante: Panquecas Verdes. Estas levaram espinafres, mas podem usar agriões, brócolos, acelgas, etc ou até misturar vários verdes, por exemplo, agrião e coentros.
Ficam muito fofas e saborosas e até os mais pequeninos costumam gostar delas. São também uma opção diferente de pequeno-almoço ou snack para quem está a tentar perder peso ou segue uma alimentação lowcarb por questões de saúde.




Ingredientes:

2 ovos
45 grs de espinafres
2 colheres de sopa de linhaça moída ou de farinha de amêndoa ou de girassol (usei 1 colher de sopa de amêndoa e outra de linhaça)
1 colher de chá de cebola picada - opcional
1 colher de café de curcuma em pó - opcional
1 colher de café de fermento sem glúten para bolos
sal e pimenta a gosto


Preparação:

Meter todos os ingredientes num copo e triturar (usei a varinha mágica da Kenwood). 
Cozinhar numa frigideira com propriedades anti-aderentes ( uso estas de ferro mineral da Sweet Selection, duram literalmente uma vida e não são tóxicas - código mamapaleo10 oferece 10% de desconto em todas as compras) tapada e com o lume no mínimo (cerca de 1 minuto e meio de um lado e 30 segundos do outro). Caso seja necessário use óleo de coco ou azeite para untar a frigideira.

Para saber mais sobre o meu livro:





terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Madalenas de Chocolate - Paleo, Low Crab, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Continuo apaixonada pela forma de mini madalenas (imagem mais abaixo), depois das Madalenas de Laranja, hoje resolvi fazer de chocolate, tentei fazer uma versão low carb e usei uma tablete 99% cacau, mas podem trocar por outra mais doce ou adoçar as madalenas com açucar de coco ou xilitol.




Ingredientes:

5 ovos
70 grs de chocolate com 85% de cacau ou superior (usei 99%)
40 mls de azeite ou óleo de coco
4 colheres de sopa de farinha de coco ou 5 de farinha de amêndoa
1 colher de sopa de pasta de tâmaras, ou de xilitol ou de mel ou de açúcar de coco - opcional (não usei)
1 colher de chá (generosa) de fermento sem glúten para bolos
raspa de vagem de baunilha ou 1 gota de essência de baunilha - opcional
pitada de sal



Preparação:

Derreter o chocolate com o azeite ou o óleo de coco e deixar arrefecer um pouco. Bater muito bem os ovos com com o chocolate, durante 2 minutos (usei a K-mix da Kenwood). Juntar os restantes ingredientes e bater mais 1 minuto.
Colocar a massa na forma (encher a forma até cima). Levar ao forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos ou até estarem douradas (tempo pode variar conforme o tamanho das formas)

Sugestão: cobrir com chocolate

Ver também: Muffins de Cacau e Café e Muffins de Cacau ou Alfarroba





Para saber mais sobre o meu livro:




Receita em parceria com a Sweet Selection e a Kenwood

domingo, 20 de janeiro de 2019

Pão de Azeitonas - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Azeitonas... odiadas por uns, amadas por outros. Eu pessoalmente adorava as azeitonas britadas do meu avô. Tudo era feito por ele, desde a apanha até ao tempero final. Ainda me lembro de ter cerca de 6 anos e estar sentada com ele num degrau a bater com uma pedra nas azeitonas (nunca tinha pensado nisso mas deve ser dai que vem o nome "britadas" - brita - pedra), são uma daquelas coisas que mal vejo, associo de imediato ao meu avô. Não sei se terão interesse ou não, mas brevemente vou tentar colocar, aqui, a receita das azeitonas dele, ficavam maravilhosas :)

Bem, hoje, a receita é outra: Pão de Azeitonas, fica super saboroso e cortado em fatias mais finas aposto que dá umas torrada ou tostas ( sequem no forno) fantásticas para acompanhar este Paté de Atum ou algo do género. Tentei fazer uma receita baixa em hidratos para não atrapalhar muito quem quer perder peso ou segue uma alimentação low carb por motivos de saúde.

Espero que gostem <3



Ingredientes:

6 ovos
50 ml de azeite
40 gr de farinha de amêndoa (ou farinha de mandioca - não é lowcarb)
30 gr de linhaça moída
30 gr de farinha de girassol (podem triturar as sementes até com a varinha mágica, ou usar 20 grs de farinha de coco ou 15gr de araruta ou polvilho azedo)
20 azeitonas descaroçadas e cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de orégãos ou ervas finas
11 grs de fermento para pão
sal q.b




Preparação:

Bater muito bem todos os ingredientes (excepto as azeitona), durante 5 minutos ( usei a K-mix da Kenwood). Juntar as azeitonas e envolver bem.

Deixar a massa repousar 40 minutos.

Podem colocar a massa numa forma de bolo inglês ou em pequenas formas de pão como eu fiz ( usei estas formas da Sweet Selection - código mamapaleo10 dá 10% em todas as compras na loja) .

Decorar com azeitonas e sementes várias  (opcional)

Levar ao forno, pré-aquecido a 180ª, 40 min nas formas pequenas ou 45/50 min na forma de bolo inglês.

Dica: cortar em fatias finas e levar a tostar ao forno, ficam com umas tostas maravilhosas :)


Ver também: Pãezinhos de Abóbora e Noz




Para saber mais sobre o meu livro:





Receita em parceria com a Kenwood e a SweetSelection

sábado, 19 de janeiro de 2019

Bolo de Cenoura - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Dia de chuva pede bolo e chá. Hoje, trago-vos uma receita de bolo de cenoura absolutamente irresistível! Muito leve, fofo, ligeiramente húmido e com um sabor maravilhoso a cenoura abrilhantado por um toque a baunilha e canela.

Espero que gostem <3





Ingredientes:

6 ovos
200 grs de cenoura ralada
130 grs de farinha de amêndoa ou de noz (ou metade de cada)
20 grs de araruta ou polvilho doce ou farinha de arroz
15 grs de coco ralado - opcional
60 ml de azeite ev ou óleo de coco
40 ml de sumo de laranja
raspa de 1/2 laranja
1 colher de sopa de mel ou de xilitol ou de pasta de tâmaras ou de açucar de coco (ajustar quantidade a gosto)
1 gota de essência de baunilha ou 1/3 de uma vagem de baunilha - opcional
1 colher de chá de fermento sem gúten para bolos
pitada de sal

Cobertura (opcional):
1 colher de sopa de leite de coco
1 colher de chá de óleo de coco
1 tablete de chocolate com percentagem de cacau de 85% ou superior
amêndoas palitadas ou nozes




Preparação:

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.

Misture as gemas com os restantes ingredientes e bata muito bem até obter uma massa homogénea e com bolinhas. Envolva a massa nas claras.

Verta o preparado para uma forma de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 180ª, durante 45 minutos.

Derreta o chocolate com o óleo de coco e o leite de coco e cubra o bolo. Decore com as amêndoas.

Leve ao frigorífico, no mínimo 1 horas e sirva.

Ver também: Tarte de Cenoura e CocoMuffins de Cenoura



Para saber mais sobre o meu livro:





sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Bolachas de Limão - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios e Sem Açucares Refinados


Uma amiga, pediu-me para criar umas bolachinhas de limão semelhantes às que o filho costuma levar para a escola, mas numa versão mais saudável, sem açúcar refinado, farinhas refinadas e gorduras trans/hidrógenadas.
Ficaram durinhas for fora, super tenras por dentro e com um sabor fantástico a limão 😍 foram aprovadas pelo pequenino ( e cá em casa também foram aprovadas... não duraram 1 hora... não olhem para mim, só comi 1...vá 2! 😏 )

Espero que gostem <3





Ingredientes:

1 ovo médio
3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco (caso use lacticínios pode usar manteiga)
70 gr de farinha de araruta
50 gr de farinha de mandioca (ou de farinha de amêndoa)
25 gr de farinha de coco
15 grs de linhaça moída
1 colher de sopa de mel ou de açúcar de coco (ou a gosto)
1 colher de chá de canela (ou a gosto)
raspa de 1 limão
1/3 de raspa de vagem de baunilha ou essência de baunilha (opcional)
1/2 colher de chá de fermento sem glúten para bolos

gema de ovo para pincelar



Preparação:

Bater muito bem o ovo com o azeite ou o óleo de coco. Juntar os restantes ingredientes na taça e mexer bem até obter uma massa maleável e elástica (caso seja necessário, junte mais um pouco de araruta ) - usei a K-mix da Kenwood

Fazer bolas de massa ( ligeiramente mais pequenas do que uma bola de golf) e dispor sobre um tapete de silicone ( usei este da SweetSelection -  código MAMAPALEO10 dá desconto de 10% em todas as compras). Com o auxilio de um garfo pressionar a bola ate ficar com formato de bolacha. Pincelar com a gema batida e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15min (tempo pode variar dependendo do tipo de forno e tamanho das bolachas), virar as bolachas e deixar mais 5minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha - após arrefecerem ficam mais duras.




Para saber mais sobre o meu livro:








Receita c/ parceria da Kenwood Portugal e SweetSelection


terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Brownies de Beterraba - Paleo, Vegan, Sem Glúten, Sem Lacticínios

No domingo passado, tanto falamos nos Brownies de Cacau e Laranja que tive que ir para a cozinha! 😝 Para não repetir a receita, lembrei-me a fazer uma versão semelhante mas com beterraba. Adoro beterraba nos bolos e tartes, dá um sabor doce semelhante ao que a fusão entre uma cenoura e uma batata doce dariam e está cheia de bons nutrientes :)




Ingredientes:

250 gr de beterraba cozida
45 gr de chocolate preto 85% cacau ou superior
4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (ou de caju)
60 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de óleo de coco
60 grs de farinha de coco (ou de farinha de amêndoa)
35 grs de coco ralado
2 colheres de sopa de pasta de tâmaras
1/3 de raspa de vagem de baunilha ou essência de baunilha - opcional
pitada de sal

Cobertura:

45 gr de chocolate preto 85% cacau ou superior
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de chá de leite de coco
farinha de coco ou coco ralado para decorar







Preparação:

Transformar a beterraba em puré. Reservar.
Derreter o chocolate com o leite de coco e o óleo. Deixar arrefecer um pouco e juntar ao puré. Adicionar os restantes ingredientes e mexer muito bem.

Colocar a mistura numa forma de silicone e levar a forno pré aquecido a 180ª, durante 40minutos.

Derreter o chocolate com o leite de coco e o óleo e cobrir o bolo. Decorar com farinha de coco.

Levar ao frigorífico, durante 1 hora e meia, no mínimo. Retirar e cortar em pequenos quadrados.

Servir frio.

Para saber mais sobre o meu livro:




Torta com Doce de Ovos - Paleo, LowCarb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

A minha mãe, costumava fazer uma torta tipo pão de ló com doce de ovos que era de ba-bar! Tentei criar uma versão baixa em hidratos de carbono e o resultado final ficou bastante próximo da torta original. Leve, fofa e deliciosa 😍




Torta

Ingredientes:
6 ovos inteiros
4 claras
60mls de azeite extra virgem
90 mls de leite de amêndoa
100 grs de farinha de amêndoa
20 grs de farinha de coco (ou de araruta ou de polvilho doce - não são low carb)
15 grs de coco ralado
Raspa de ½ limão
1/3 de vagem de baunilha ou 1/3 de colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de xilitol (ou mel ou xarope de tâmaras - não são lowcarb)
1 colher de sopa rasa de fermento sem glúten para bolos
Pitada de sal

Preparação:
Separe as gemas das claras. Bata todas as claras em castelo e reserve.
Misture bem as gemas com o azeite, o leite de amêndoa e o xilitol. Junte os restantes ingredientes.
Por fim, envolva as claras lentamente, por forma a não as quebrar.
Unte o papel vegetal ou o tapete de silicone para tortas com óleo de coco e cubra de coco ralado. Verta a massa e leve a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40min ( tempo pode variar um pouco dependendo do forno)



Doce de Ovos

Ingredientes:
6 gemas
8 colheres de sopa de água
½ colher de café de baunilha em vagem (o interior)
1 colher de sopa de xilitol ou xarope de tâmaras

Preparação:

Mexer as gemas. Juntar a água e o xilitol e mexer novamente. Juntar os restantes ingredientes e levar ao lume, no mínimo. Mexer continuamente até ficar no ponto.

Deixar arrefecer o doce de ovo e cobrir a torta. Enrolar e, caso queira, pode decorar com mais doce de ovos e juntar amêndoa ou outros frutos secos ou coco ralado ou decorar/cobrir com chocolate, etc


domingo, 13 de janeiro de 2019

Madalenas de Laranja - Paleo. Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Açucares Refinados

A Sweet Selection, tem a forma mais fofinha e adorável de sempre para fazer mini madalenas (imagem mais abaixo). Não tive como resistir, eu "precisava" desta forma na minha vida ahah! Tenho a de mini-madalenas, mas também existe outra para madalenas de tamanho regular (se quiserem comprar, podem usar o código mamapaleo10 e têm desconto em tudo).

São uma ideia super gira para fazerem em festas de aniversários dos mais pequeninos, assim ou com cobertura de chocolate. Também são ideais para enviar junto com o lanche ou para levar para a praia ou para um piquenique :)

Espero que gostem <3






Ingredientes:

3 ovos médio
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de farinha de coco
2 colheres de sopa de farinha de araruta (ou polvilho ou fubá de mandioca ou arroz)
1 colher de sopa de linhaça moída ou de farinha de coco ou de farinha de mandioca
raspa de 1 laranja
1 colher de sopa de pasta de tâmaras, ou de xilitol ou de mel ou de açúcar de coco
1 colher de chá (generosa) de fermento sem glúten para bolos
1 colher de café de canela ( ou a gosto)
raspa de vagem de baunilha ou 1 gota de essência de baunilha (opcional)


Preparação:

Bater muito bem os ovos com o azeite, durante 2 minutos (usei a K-mix da Kenwood). Juntar os restantes ingredientes e bater mais 1 minuto.
Colocar a massa na forma (encher a forma até cima). Levar ao forno pré aquecido a 180º, durante 15 minutos ou até estarem douradas (tempo pode variar conforme o tamanho das formas)


https://sweetselection.pt/formas-de-silicone/884-forma-para-20-mini-madalenas-lekue.html




Para saber mais sobre o meu livro:




Popular Posts