quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Aveia com Fruta e Frutos Secos

Apesar de não serem considerados propriamente paleo, não vejo nada de errado em, ocasionalmente, dar Quinoa, Millet e Aveia Germinada ao meu filho, assim como Arroz Biológico (Sendo este último bem mais pobre em nutrientes que os primeiros 3 e por isso sempre confeccionado com muiiiitos legumes). Destes 4, só não consumo arroz porque não há uma grande compatibilidade entre ele e o meu estômago lol, mas gosto muito de Quinoa, e dado que ainda amamento acho que a Aveia até pode ser um bom aliado de vez em quando (sempre sem contaminação de glúten e se possível germinada).

Os lanches e pequenos-almoços do meu filho costumam ser muito variados, o de hoje está recheado de coisas boas para o sistema imunitário, porque o inverno está a chegar e com ele as constipações, gripes e companhia😩
Costumo variar  as frutas, os frutos secos e os super alimentos. Este é só um exemplo.




Ingredientes:

100ml de leite de amêndoa (Tb podem usar leite materno/Leite de coco/Iogurte de coco)
3 colheres de Aveia Germinada (usei da Iswari*) ou flocos de trigo sarraceno
2 colheres de Pequeno Buda de Alfarroba (Usei da Iswari*)
1 noz picada
2 amêndoas picadas
1/2 kiwi
3 morangos picados
1 colher de café de pólen (usei biológico da Biocavadinha Natura**)
1 colher de café de nibs de cacau (Usei da Iswari*)
1 colher de café de Camu Camu (Usei da Iswari*)
1 colher de café de Baobab (Usei da Iswari*)

*Código Mama_Paleo dá 10% de desconto em compras online no site da Iswari
** Código Mama_paleo dá desconto de 5% em compras superiores a 10€ é código mamapaleo1 dá 10% de desconto em compras na BioCavadinha Natura


Preparação:

Meter tudo numa taça e servir de imediato (o meu filho gosta de textura/crocância tem mesmo que ser  comido misturo tudo lol 😝) Tão delicioso como simples de fazer :)



Folium Cosmética Natural

Chegou a minha encomenda da Folium Cosmética Natural 😍 produtos 100% naturais, biológicos e de fabrico artesanal! 

Para mim, Paleo vai muito além daquilo que comemos. Muitas vezes esquecemo-nos de que a pele é o nosso maior órgão. Diariamente enchemos o nosso corpo e o dos nossos filhos de químicos e substâncias tóxicas sem sequer termos noção disso, tanto com produtos de higiene, como, por exemplo, com utensílios de cozinha feitos com materiais nocivos para a saúde. Para ser sincera, também só ganhei essa noção, quando engravidei, antes confesso que nem pensava muito nisso. 
Há algum tempo atrás descobri  a Folium Cosmética Natural e fiquei super fã! Dei por concluída a minha "busca" de produtos de higiene e cosmética naturais. ( Agora quero descobrir maquilhagemmmmmm :p ) Adoro as explicações que me dão, a ajuda, a simpatia e o carinho e cuidado com que prepararam tudo. ❤  Por

Por esse motivo convidei-os para uma parceria, produtos e empresas como estes merecem ser apoiados e divulgados!
O código Mpaleo dá DESCONTO de 10% em compras na Folium Cosmética. Podem pedir ajuda por mensagem ou por telefone e explicar-lhes quais as vossas necessidades específicas, os produtos são preparados de acordo com isso 🙂 (exemplo: tipo de cabelo ou pele, idade (bebés incluídos), aromas, problemas de pele tipo acne, psoriase, etc ).
O leque é super vasto: pasta de dentes, champô, amaciador, esfoliante facial/corporal, máscara de cabelo, balsamos labiais, desodorizantes, serúm para pontas espigadas, after-shave, anti-idade, produtos para bebé, etc e se não tiverem criam um novo!

Se experimentarem, deixem o vosso feedback :D



terça-feira, 24 de outubro de 2017

Pãezinhos de Batata-Doce







O meu filho, hoje, lembrou-se a pedir pão, acho que deve ser porque tem o último 2o molar a rasgar e as côdeas aliviam a "comichão". Lá fomos, os dois, para cozinha e saíram estes pãezinhos lindos, sem glúten e sem lactose. Fofos por dentro e com uma maravilhosa côdea estaladiça.

Inspirei-me na conhecida receita vegan de pães de queijo sem queijo que circula na internet. Tinha já batata doce cozida que tinha sobrado do jantar de ontem e com a ajuda do Cuisine Companion e do meu pequeno grande ajudante bebé (adorou brincar c a massa quantos moldei as bolinhas) fizemos estes pãezinhos em menos de nada. 
Para a próxima vez vou testar a massa para fazer pizza 😍 Deve ficar óptima!



(créditos foto: Marta Martins)


Ingredientes:

1 ovo 
150grs de batata doce descascada, em cubos
70grs de polvilho azedo
50grs de polvilho doce
30grs de linhaça moída (ou teff  ou trigo sarraceno)
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
1/2 colher de chá de fermento em pó sem glúten 
sal a gosto

opcional: juntei alho em pó e oregãos



(créditos foto: Marta Martins)





Preparação:

(Com o Cuisine Companion)

Verter 600mls de água na taça. Colocar as batatas no cesto de vapor. Cozinhar no programa a vapor P1, cerca de 20min (ou até estarem cozidas - tempo pode variar um pouco, dependendo do tamanho dos cubos).

Retirar a água da taça, deixar as batatas arrefecerem e secarem cerca de 20min.

Colocar a lâmina de amassar/triturar, juntar as batatas, o ovo, o sal e o azeite e tranformar tudo em puré na velocidade 7, durante 50segundos.


Juntar as farinhas e o fermento e amassar na velocidade 7, durante 2minutos e meio, até obter uma massa homogénea e fácil de moldar.

Retirar a massa e formar pequenas bolas com a mão, tendo em atenção que irão quase duplicar o tamanho após cozinhadas. Se necessário polvilhe com polvilho doce para facilitar a tarefa.

Colocar as bolinhas num tabuleiro, dar um pequeno golpe em cada uma, com uma faca, com cerca de 0,5 mm de profundidade e levar a forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 25min ( ou até estarem cozinhadas, pode variar um pouco dependendo do tamanho que conferir às bolinhas)


(Sem Robot)

Cozer as batatas, escorrer a água e deixar as batatas arrefecerem e secarem cerca de 20min.

Amassar bem as batatas com um garfo, juntar o ovo, o sal e o azeite e tranformar tudo num puré homogéneo. 


Juntar as farinhas e o fermento e misturar muito bem, ate obter uma massa fácil de moldar.

Retirar a massa e formar pequenas bolas com a mão, tendo em atenção que irão quase duplicar o tamanho após cozinhadas. Se necessário polvilhe com polvilho doce para facilitar a tarefa.

Colocar as bolinhas num tabuleiro, dar um pequeno golpe em cada uma, com uma faca, com cerca de 0,5 mm de profundidade e levar a forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 25min ( ou até estarem cozinhadas, pode variar um pouco dependendo do tamanho que conferir às bolinhas)




quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Caril de Peixe


Caril é um dos meus pratos preferidos, não interessa de quê, interessa é que seja caril. lol Tanto é, que este já é o 3º caril que partilho aqui no blogue( Caril de Lulas  e Caril de Frango).
Adoro comida com aquele toque meio oriental/exótico. Tenho uma pequena grande  "colecção" de especiarias na cozinha, frascos, frasquinhos, saquetas, caixinhas 😅 Acho que têm o poder de "abrilhantar" até a comida mais simples e básica e torná-la num maravilhoso boom de sabores. 
Curiosamente nunca comi caril sem ser feito cá em casa, por mim, a receita que faço, já há anos, é uma mistura de algumas receitas que vi na tv com outras online e desde aí tenho feito mais ou menos dentro destes contornos. Provavelmente um dia provo um "à seria" e os meus nunca mais me vão saber à mesma coisa lol

Hoje fiz um caril simples com peixe, não usei malagueta por causa do meu filho e aligeirei um pouco nas especiarias( tem 25 meses). Contudo não vejo problema algum em usar especiarias na comida dos miúdos ( sem exageros obviamente).
Por falar em filho, o meu "ajudante" agora tem uma tarefa que adora: preparo os ingredientes todos e coloco em tupperwares, ele em seguida identifica-os ( quando ainda não conhece aproveito para ensinar) e vai colocando, cada um, dentro da panela ( fora do lume, ou desligada no caso do Cuisine Companion). Fica super feliz! Quando o pai chega começa logo a (tentar) explicar que foi ele que fez o almoço.😅😍 Foi uma maneira gira e educativa que encontrei para conseguir cozinhar sem o ter sempre "à perna" 😝

O meu caril acompanhei com alface iceberg, o do marido com arroz biológico e o do filho com 50%"arroz" de couve flor e 50% arroz biológico (misturei os dois).






Ingredientes:

400grs de Peixe Branco sem espinhas em cubos (pescada, tamboril etc) 
200grs de camarão médio 
400mls de leite de coco
2 tomate grandes maduros sem pele e grainhas 
1 cebola grande
1 dente de alho 
3 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
2 colheres de sopa de vinho Branco
1 colher de sopa bem cheia de Caril
1/2 malagueta ou a gosto 
Sumo de meia lima
Meio raminho de coentros picados
Sal e pimenta q.b





Preparação:

(No Cuisine Companion)

Temperar o Peixe com sal e pimenta. 

Escaldar o Peixe e os camarões, no programa P1, cozedura lenta (130oC), durante 5minutos. Retirar e reservar 50mls da água. 

Limpar a taça.

Colocar a lâmina picadora na taça, colocar a cebola em bocados, o alho e o tomate. Picar na velocidade 11, durante 20 segundos.

Trocar a lâmina picadora pelo acessório misturador. Juntar o óleo de coco
Programa P1 de cozedura lenta (130o) durante 10min.

Destapar e juntar o leite de coco, o vinho, as especiarias, o Peixe em cubos e o sumo da lima. Liguar novamente o programa P1 de cozedura lenta (130o), durante 15 min. 

Destapar e juntar o camarão e os coentros picados. Tapar 5 min para o camarão acabar de cozer só com o calor do molho.

Servir.


(Sem Robot)


Temperar o Peixe com sal e pimenta. 

Dar uma breve fervura no peixe e nos camarões, durante 5 minutos. Retirar e reservar 50mls da água. 

Picar grosseiramente a cebola, alho e tomate. Colocar numa panela juntamente com o óleo de coco. Deixar cozinhar com o lume no mínimo cerca de 15min. Triturar com a varinha mágica.

Juntar o leite de coco, o vinho, as especiarias, o peixe em cubos e o sumo da lima. Cozer, com o lume no mínimo, durante cerca de 15 min. 

Destapar e juntar o camarão e os coentros picados. Tapar 5 min para o camarão acabar de cozer só com o calor do molho.

Servir.


Ver também Caril de Lula  e Caril de Frango

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pão Alentejano Paleo da Argas - Versão Mamã Paleo

A receita original (e genial 😝) deste Pão Alentejano Paleo é da Márcia dos Temperos da Argas. Costumo fazer pão uma vez por semana para o meu marido e filho, corto em fatias, congelo e dura a semana toda. Normalmente para eles, uma semana faço o Pão Maravilha, na outra faço o Alentejano Paleo, ou, volta e meia, alguma invenção. Eu, é raro comer pão, o que não deixa de ser curioso, porque era coisa que comia tooooodos os dias e adorava, bem... na verdade ainda sinto saudades daquele pãozinho alentejano (com trigo 😩) ainda quentinho com as côdeas estaladiças 😭, mas não podendo comer esse. o resto dispenso. Quando ocasionalmente, me apetece pão, opto por pão low carb, normalmente um destes dois: Pao Fofo Low Carb ou Pão de Sanduiche.

Bem mas dizia eu que volta e meia faço o pão da Márcia e sendo a receita original para um pão mais pequeno que não durava a semana toda, costumo fazer a receita a dobrar. Contudo um dia por lapso em vez de 420grs de polvilho só meti metade lol, quando me apercebi já ele estava no forno 😅, pensei: pronto um pão para o lixo! Nada disso ficou muito bom e com uma consistência menos borrachuda (normal do polvilho).
Resumindo: a minha cabeça de vento acabou por fazer o mesmo pão mas com menos hidratos e mais fibra o que é sempre uma mais valia :D Desde esse dia, sempre que faço o pão da Márcia, faço-o com estas alterações:


Ingredientes:

200 grs de polvilho doce
140 grs de sementes de girassol moídas
130 grs de linhaça moída (pode ser dourada, castanha ou mistura das duas)
80 grs de trigo sarraceno
450mls de água
22 grsde levedura em pó para pão
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes várias (sésamo, linhaça, girassol) - Opcional
Sal q.b




Preparação:

Misturar bem as farinhas, as sementes, o sal e a levedura. Juntar os líquidos e mexer muito bem.
Tapar o recipiente com a massa e deixar levedar 40min.



Colocar na forma de 25cms e levar ao forno pré-aquecido a 180o durante 50min.
Desenformar e deixar arrefecer 1hora (no mínimo)  antes de cortar.

Para dúvidas consultem o passo-a-passo da Argas :)






sábado, 7 de outubro de 2017

Waffles LowCarb de Amêndoa e Coco

Bom dia! Waffles low carb, deliciosas 😍...tão doces que o meu filho chamou-lhes pão 😂😂 (n meti nada para adoçar)

Reformei a máquina de waffles, primeiro porque eu não atino com aquilo lol era sempre uma incógnita saber se iam sair bem ou se lá iam pegar outra vez 😓😂😖 e segundo: o revestimento antiaderente deixava-me de pé atrás, ganhou uns riscos e encostei-a às boxes. Lol 😩
Acabei por adquirir na Sweet Selection umas formas (100% platinum silicone, livre de BPA's) para o forno, 10/15min e estão prontas 😍



Ingredientes:
(para 4 waffles)

4 ovos médios
30 grs de farinha de amêndoa
20 grs de farinha de coco
10 grs de linhaça dourada moída
10 grs de coco ralado
4 colheres de sopa de azeite ev ou óleo de coco
4 colheres de sopa de leite de amêndoa ou coco
1 colher de chá de fermento sem glúten

opcional:
raspa de limão ou laranja
canela
amêndoa picada
xilitol
mel (não é uma opção low carb)



Preparação:
Misturar bem as farinhas. Bater os ovos com o leite e o azeite, juntar as farinhas e o fermento.
(Pode até usar a varinha mágica.) Untar as formas ( caso seja necessário), verter o preparado e levar ao forno a 200º até ficarem douradas ( cerca de 10/15min). Virar as waffles, deixar mais 5min e estão prontas. :)





quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Pão LowCarb de Frigideira em 5 minutos



Uma mamã, pediu-me para a ajudar com receitas low carb para a filha, um dos pedidos foi um pão lowcarb que fosse simples e rápido de fazer. Meti mãos à obra e fiz este pãozinho delicioso.

Acho tão versátil que julgo que até deve ficar bom como pão de hambúrguer. :)

Espero que gostem 💓




Receita:

1 ovo (médio)
1 colher de sopa rasa de farinha de amêndoa
1 colher de sopa rasa de linhaça moída
1 colher de chá rasa de farinha de coco ou de sementes de girassol em farinha
1 colher de café de fermento sem glúten para bolos
Fio de azeite
Pitada de sal

Preparação:

Misturar bem todas as farinhas e o fermento. Juntar o ovo batido, o fio de azeite e a pitada de sal.
Deve ficar uma massa mais para o espesso, se estiver muito liquida ( pode variar um pouco dependendo do tamanho do ovo) junte mais um pouco de uma das farinhas.

Aqueça uma frigideira, ligeiramente untada com óleo de coco ou azeite. Com a frigideira na bica mais pequena e lume no mínimo, coloque a massa com cerca de 1 cm de altura ( se quiser um pão mais fofo e alto altere para 1,5cm) decore com sementes (opcional) e tape com uma tampa, deixe cozinhar cerca de 1 a 2 minutos. Destape e vire o pão, deixe cozinhar mais 30segundos e retire da frigideira.

Corte em 2 na horizontal e está pronto a usar :)


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Chips Perfeitas e Crocantes

Ahh batatas fritas, finas, estaladiças, saborosas, iguais às dos pacotes... iguais não! Melhores ("limpinhas")! Feitas em casa, só com batata,no forno ou em óleo de coco. 😍
As batatas fritas a que nos acostumamos, de pacote ou fritas em casa são, regra geral, feitas com óleo vegetal, nada saudável, ao contrário do que muitos nos querem fazer querer.  Na verdade são altamente inflamatórios para o nosso organismo e chegam a ser até tóxicos (saiba mais aqui).




Cá em casa, ocasionalmente, faço chips de mandioca, batata doce ou batata branca (biológica). Depois de algumas experiências cheguei aos chips perfeitos (pelo menos eu acho 😝)








Pontos importantísssssimos:

- as rodelas devem ser UNIFORMES, todas com a mesma espessura. Se não forem começam a queimar de um lado e ficam cruas do outro.

- batata doce e batata branca devem ser cortadas COM casca

- demolhar em água gelada primeiro ou até levar ao congelador uns 15 min no mínimo

- escorrer a água e salgar ANTES de fritar ou levar ao forno, com sal marinho grosso 

- no forno: ter um tabuleiro perfurado faz toda a diferença - tenho este da Sweet Selection

- na frigideira: o óleo de coco (ou azeite caso usem para frituras) deve estar quente (se estiver só morno cozem e ficam moles)


ou seja:

FRITAS:

1º laminar as batatas com casaca de modo uniforme (usei a mandolina V3 da Borner , corte mais fino)




2º colocar em água gelada cerca de 10min

3º escorrer e colocar um pouco de sal marinho grosso

4o colocar óleo de coco na frigideira (ou azeite caso usem para fritar), deixar aquecer

5º colocar as rodelas uma a uma, separadas, o mais rapidamente que conseguir

6º quando começarem a ficar douradas, virar uma a uma rápidamente

7º retirar e colocar em papel absorvente para retirar algum excesso de gordura 





NO FORNO:

1º laminar as batatas com casca de modo uniforme (usei a mandolina V3 da Borner , corte mais fino)

2º colocar em água gelada cerca de 10min

3º escorrer e colocar um pouco de sal marinho grosso

4º dispor as batatas uma a uma no tabuleiro perfurado





5º (opcional) para um efeito extra crocante borrifar ligeiramente com oleo de coco ou azeite

6º (opcional) temperar com paperika, ervas finas , pimenta etc 

7º levar ao forno a 200º cerca de 15/20 min (pode depender conforme o tipo de tabuleiro que usem)

8º virar e deixar dourar

9º retirar e deixar arrefecer um pouco - ao arrefecerem tornam-se mais duras 


E voilà! Chips super crocantes!





Maionese de 5 pimentas

Para quem gosta de pimenta (como eu 😝) tenho aqui a maionese perfeita. É óptima para acompanhar chips, panados, wraps, saladas frias com carne desfiada, hambúrgueres, etc
É super fácil de fazer ❤ Espero que gostem 




Ingredientes:

2 gemas de ovo
1 colher de sopa de vinagre de cidra ou sumo de limão
1 colher de café de mostarda dijon (ou em pó) (opcional)
1/2 chávena de azeite (ou metade azeite, metade óleo de coco)
1/2 colher de chá de mistura de pimentas moídas: verde, preta, rosa, branca e da Jamaica
sal a gosto
colher de chá de alho picado (opcional)


Preparação:

Coloque todos os ingredientes num liquidificador - menos o azeite- e bata. Com o liquidificador ligado adicione o azeite gota a gota ( se juntar logo o azeite todo não consegue obter o "ponto" certo e vai "coalhar"). Ou pode colocar os ingredientes todos num copo alto (previamente refrescado no frigorífico) colocar a varinha mágica no fundo, ligar a varinha e muuuuuito lentamente ir subindo com a varinha.

Está pronta. Pode colocar 30min no frigorífico para ficar ainda mais consistente.

Se desejar adicione cebolhinho, ervas frescas, alho moido ou em pó por exemplo. Neste caso decorei com pimentas moídas, gotas de lima e um fio extra de azeite.





segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Barritas de Frutos Secos e Canela

Por acaso, nunca fui grande fã de barrinhas, mas o meu filho adora de caju com tâmaras e de caju, com coco e tâmaras, e o meu marido também gosta. Por isso, a pensar nos homens da casa :p aventurei-me no "mundo das barrinhas" lol aproveitei e adquiri uma forma para barrinhas (a Soluções Perfeitas - TW tem em promoção).

Foi super rápido e fácil, vou de certo repetir com novos ingredientes e sabores :)


Ingredientes:
(rende 5 barrinhas)

40grs de tâmaras ( previamente amolecidas em água) ou o equivalente em xarope de tâmaras ou mel
40grs de cajus (usei da Pick One Snack )
25grs de nozes (usei da Pick One Snack )
25grs de amêndoas (usei da Pick One Snack )
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de pepitas de cacau crú ( usei da Iswari - com o código mama_paleo têm 10% de desconto em compras online)
1 colher de chá de canela em pó ( ou a gosto)
5/6 gotas de sumo de limão
pitada de sal

opcional: 1 colher de sopa de flocos de aveia ou sarraceno, puffs de millet ou quinoa



Preparação:

(na Cuisine Companion)

Colocar a lâmina de amassar/triturar, juntar todos os ingredientes na taça e carregar em pulse, durante 20 segundos.

Moldar à mão ou colocar na forma T-Bar, levar ao frio no mínimo 1hora e meia e estão prontas :)

(sem robot)

Triturar todos os ingredientes num processador.

Moldar à mão ou colocar na forma T-Bar, levar ao frio no mínimo 1hora e meia e estão prontas :)



domingo, 1 de outubro de 2017

Bombons de Chocolate Preto e Chocolate Branco - Paleo, Vegan, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lactose

Chocolate caseiro, feito em casa, com ingredientes naturais e biológicos. Podemos controlar a quantidade de açúcares, e adicionar extras a nosso gosto. Há melhor?!
Antes da Paleo, o meu chocolate preferido era chocolate branco 😅, provavelmente o pior deles todos, tanto que muitos nem o consideram efectivamente chocolate.

Estas duas receitas são a base, depois podem adicionar-lhes uma quantidade infinita de ingredientes, de acordo com o vosso gosto pessoal: frutos secos, sementes, óleos essenciais, coco ralado, camu camu, baobaba, maca, passas, tâmaras, baunilha, canela, mel, açúcar de coco, fruta desidratada, frutos vermelhos, pimenta, enfim o céu é o limite.😝

                                                                                                                                imagem lékué




Chocolate Preto:

100 ml de manteiga de cacau (usei da Iswari)derretida em banho maria
25 ml de óleo de coco
4 colheres de cacau crú em pó (usei da Iswari) (ou a gosto)
(opcional)1 colher de sopa de xilitol (usei da Iswari)

*xilitol é uma opção low carb, pode contudo utilizar outros produtos para adoçar: mel, néctar de coco, açúcar de coco etc



Chocolate Branco:

100 ml de manteiga de cacau (usei da Iswari)derretida em banho maria
25 ml de óleo de coco
1 colher de sopa de creme de coco ou leite de amêndoa
Raspa de meia vagem de baunilha (ou colher de café de essência)
(opcional)1 colher de sopa de xilitol (usei da Iswari)

*xilitol é uma opção low carb, pode contudo utilizar outros produtos para adoçar: mel, néctar de coco, açúcar de coco etc

( Código "mama_paleo" oferece 10% de desconto no site da Iswari )


Preparação:

Derreter a manteiga e o oleo em banho maria, juntar os restantes ingredientes e mexer bem até se dissolverem bem e ficar com uma mistura homogénea.

Colocar nas formas, usei estas super em conta:



Bombons Rosa , Misto , Cilindros , Corações

ou podem fazer "tabletes de chocolate".

Antes de colocar nas formas pode acrescentar frutos secos  ou outros ingredientes a seu gosto ( escrevi as outras sugestões mais acima antes da receita).

Levar ao frio cerca de 2/3 horas e estão prontos.

Deve conservar no frio.



Para saber mais sobre o meu livro:









Popular Posts