sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Pão de Frango


Tinha, no frigorífico,  restos de peito de frango que fiz há dias com limão e tomilho e resolvi fazer algo semelhante ao Pão de Atum, mas versão carne :p

Podem, também usar, lombo de porco assado, peito de perú, etc importa, sim, é que sejam cortes mais secos. Ter estado no frigorífico, até foi uma mais valia porque ajudou a que ficasse ainda mais seca, e neste caso, como é suposto converter em "farinha", quanto mais seco melhor.

É uma opção boa alternativa ao pão branco, porque é baixa em hidratos de carbono e tem boas proteínas e gorduras que lhe vão dar maior sensação de saciedade.



Ingredientes:

60 grs de peito de frango assado
1 ovo
fio de azeite
sal e pimenta

opcional:
1 colher de chá de linhaça
alho em pó
cebola desidratada
ervas aromáticas, etc


Preparação:

Este pão fica melhor se usar mesmo um robot e converter primeiro o frango em "farinha" caso, não tenha, pique o peito de frango coloque num recipiente, junte um ovo e restantes ingredientes e triture tudo muito bem com a varinha mágica.

Em seguida coloque a massa numa frigideira com propriedades anti-aderentes ( uso estas de ferro mineral da Sweet Selection , duram literalmente uma vida e não são tóxicas - código mamapaleo10 dá 10% de desconto em toda a loja) tapada e com o lume no mínimo, cerca de 2 minutos de um lado e 1 minuto do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco.

Pode comer assim simples ou cortar ao meio, rechear e levar à tostadeira :)


Ver também: Pão de Atum LowCarbBase Pizza de Frango


sábado, 22 de setembro de 2018

Chucrute - Os Seus Surpreendentes Benefícios para a Saúde


Aproveitando que hoje vou fazer chucrute. Lembrei-me a passar por aqui e, não só deixar a receita, mas também falar-vos um pouco sobre a sua origem, propriedades e benefícios :)

Quem conhece e aprecia a gastronomia alemã, sabe que o chucrute ou Sauerkraut (sauer=azedo; kraut= couve) é uma verdadeira iguaria e um acompanhamento indispensável de clássicos como a salsicha branca e o joelho de porco. Basicamente acaba por ser, nada mais, nada menos do que couve-fermentada com ou sem condimentos. 

Uma boa maneira de reforçar a saúde da microbiota intestinal, passa por ingerir diariamente prebióticos - hidratos de carbono não digeríveis (fibra), que estimulam o crescimento e/ou ativam o metabolismo de algum grupo de bactérias boas do trato intestinal - e probióticos - microrganismos vivos que ajudam na digestão e protegem o organismo contra bactérias nocivas. Por essa razão, recomenda-se o consumo regular de probióticos como o chucrute e outros alimentos fermentados.

Alguns dos benéficos atribuídos ao consumo regular de chucrute:


  • melhora a digestão 
  • ajuda a regular o trânsito intestinal
  • ajuda a reforçar o sistema imunitário
  • ajuda a regular o apetite
  • contém vitamina K2, que desempenha um papel importante na saúde óssea.
  • pode contribuir para um coração mais saudável.
  • pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de cancro
  • pode manter a saúde do cérebro aumentando a absorção do intestino de minerais que regulam o humor, incluindo magnésio e zinco









Ingredientes:

·         couve branca ou roxa cortada em tiras bem finas
·         4 colheres de chá de sal marinho
·         1 colher de sopa de vinagre de sidra ou coco (opcional - tb são probióticos)
·         1 colher de chá gengibre ralado (opcional)
·         2 dentes de cravinho (opcional)
·         1 colher de chá de mostarda em grão (opcional)
·         2 dentes de alho esmagados e picados (opcional)


Preparação:
Escalde a couve com água a ferver. Escorra e reserve até que fique fria.
Numa tigela grande coloque a couve e junte o sal. Misture tudo com as mãos, amasse bem.
15 minutos depois,  junte os restantes ingredientes e amasse tudo.
Coloque o produto final num frasco de vidro. Deixe em repouso, no mínimo 3 dias. 

A temperatura ideal para a fermentação da conserva é de 18º C, podendo variar até os 20º C. 

Mantenha o frasco ao abrigo da luz, isso influencia bastante o processo.

Depois está pronto a ser utilizado.

Panquecas 2 ingredientes - Paleo, Low Carb, Sem Glúten e Sem Lacticínios

Bem, se a culpa das últimas duas receitas de "panqueques"( panquecas como diz o meu filho) era inteiramente da responsabilidade do meu pequenino...desta vez, é toooooda minha e deste maldito tpm 😤😒😂 Apetecia-me algo bom, guloso, mas sem açúcares, baixo em carbs e que me "matasse" a vontade... a solução foi: Panquecas de Manteiga de Amêndoa!

Acho até que já partilhei umas panquecas deste género por aqui, mas não as encontro por isso fiz  um post novo. São suuuuper simples de fazer e absolutamente deliciosas. A base dá para fazer com qualquer tipo de manteiga de sementes ou frutos secos e depois podem juntar os ingredientes que quiserem... ou deixar assim, simples, leves e foooofas!


Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga de amêndoa por cada ovo médio

sim...é só isto 😝

Usei Manteiga de Amêndoa com Pedaços da Nutural, é a manteiga de amêndoa que mais gosto. Fica maravilhosa com maçã fuji laminada ou banana, ou...à colherada mesmo 😳( mas sem abusos, façam as contas à quantidade de amêndoas que é utilizada para obter uma só colher colher de sopa de manteiga de amêndoa...não é para comer à vontadinha :p )

mas podem juntar:

canela
baunilha
erva-doce
amêndoa picada
um fio de mel no final
coco ralado
chia
cacau
linhaça
maçã ralada
banana
tâmaras picadas ou em pasta
passas
arrandos
etc

Eu pessoalmente gosto de adicionar: 1 colher de chá de linhaça, 1/2 colher de café de vagem baunilha, 1/2 colher de café de erva-doce e uma pitada de canela :)




Preparação:       
Bater os ovos, juntar os restantes ingredientes e mexer muito bem.
Cozinhar numa frigideira com propriedades anti-aderentes ( uso estas de ferro mineral da Sweet Selection , duram literalmente uma vida e não são tóxicas - código mamapaleo10 dá 10% de desconto em toda a loja) tapada e com o lume no mínimo, cerca de 1,5 minutos de um lado e 30 segundos do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco.




sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Crianças e os Malefícios do Açúcar



Ah e tal... isso de não dar açúcar aos bebés é "esquisitice", "moda", "exagero", "extremismo"... ou não, ou não...

Os primeiros mil dias do bebé (desde a fecundação até o segundo aniversário) são um período crítico e decisivo para o seu desenvolvimento e irão ter impacto directo na sua infância e idade adulta. A maior parte do desenvolvimento cerebral acontece nesta fase e o corpo precisa de macro e micronutrientes adequados para que isto ocorra da melhor forma possível. Dai eu enfatizar tantas vezes a importância de uma boa alimentação durante a gestação e o peso que a amamentação em exclusivo até aos 6 meses (e em modo complementar pelo menos até aos 2 anos) tem para a saúde da criança, bem como, obviamente, os alimentos que são dados ao bebé.



Grande parte dos hábitos alimentares consolidam-se até perto dos 3 anos. É uma fase de descoberta de sabores e texturas. Oferecer açúcar não só vai camuflar o real sabor dos alimentos, como vai sabotar o processo de introdução alimentar e tirar o interesse do bebé por alimentos saudáveis.

É importante ter noção que o consumo regular de açúcar, em excesso, compromete gravemente a sua saúde. Os hidratos de carbono simples, como os açúcares, transformam-se rapidamente em glicose, o que pode, no futuro, dar origem a inúmeros problemas de saúde, como obesidade, "fígado gordo" e diabetes tipo 2.

Além disso, o excesso de açúcar, compromete, também o sistema imunitário, ao diminuir a capacidade do organismo de resistir a doenças infecciosas e pode causar reacções alérgicas, como sinusite, eczema e asma, afectar a visão, os ossos e dentes (cáries), a pele e o sono. Pode desencadear o aparecimento de doenças autoimunes e doenças cardíacas. Está, até, associado ao eventual aparecimento de células cancerígenas. O seu consumo provoca variações de açúcar no sangue, o que influencia os níveis de cálcio e fósforo e VICIA a criança.



Iogurtes, papas, bolachinhas e muitos outros ditos "saudáveis" e supostamente criados especialmente para as crianças, têm, quase todos, quantidades absurdas de açúcar (com esse ou outro nome), não são criados com o objectivo de nutrir mas sim de viciar!
Convém, também ter cuidado com receitas ditas "saudáveis" para bebés, em que o açúcar é simplesmente substituído por mel, xarope de coco, xarope de arroz, agave, açúcar de coco, etc etc... todos eles são AÇÚCAR e muitas das receitas para bebés que se encontram por ai têm-no e em excesso, sendo por isso, tudo menos "saudáveis".



Lembre-se: Ninguém sente falta de algo que nunca provou, a "necessidade" de adoçar a comida do bebé existe apenas na cabeça dos adultos. Dê comida "de verdade", sem rótulos, é tudo o que é preciso. Se quiser fazer um bolo, ou bolachas, utilize uma peça de fruta ou coloque uma tâmara ou duas, por exemplo, mas não mais do que isso, e mais importante ainda, não os ofereça de forma regular à criança.

Sim, as adaptações caseiras são melhores que qualquer produto processado, pois são isentas de aditivos, gorduras hidrogenadas e companhia mas se se limitarem a trocar o açúcar refinado por igual quantidade de açúcar "saudável" (não existe açúcar saudável estou a ser irónica), continuam simplesmente a entupir os bebés e crianças de açúcar e a criar pequenos grandes viciados em doces.


É fácil irmos atrás desta tendência, eu própria em tempos achei esta barbarie normal, mas na verdade, se pararmos para pensar, não faz sentido, é aberrante! Ter conhecimentos de todos estes malefícios e continuar a permitir o seu consumo diariamente, é para mim, criminoso! É jogar de forma leviana com a saúde daqueles que são o que de mais importante temos e que devíamos proteger acima de tudo e todos!


  
Há pouco tempo atrás, disseram-me que lutar contra o açúcar era uma luta vã, que a sociedade está formatada para dele depender e tentar ir contra isso é pura perda de tempo. Confesso que aquelas palavras, ditas por alguém que muito admiro, tocaram-me cá dentro de tal forma que me deixaram num estado quase depressivo. Será mesmo uma utopia achar que é possível mudar comportamentos, achar que é possível lutar pela saúde das nossas crianças e pelo DIREITO a uma alimentação saudável? Por alguns momentos, tive vontade de baixar os braços, mas bastou-me olhar para o meu filho, para saber que esse não é o caminho.






Fontes: 
https://www.ucsf.edu/news/2015/10/136676/obese-childrens-health-rapidly-improves-sugar-reduction-unrelated-calories
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2015-04-03-O-acucar-e-o-maior-veneno-que-damos-as-criancas
http://www.advanceclinics.pt/criancasacucarmedicamentos/
https://edition.cnn.com/2015/11/03/health/gupta-sugar-study-kids/index.html
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oby.21371/abstract
http://time.com/4087775/sugar-is-definitely-toxic-a-new-study-says/



.

.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Panquecas de Maçã e Canela - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios, Sem Adição de Açúcares

Hoje, trago-vos umas panquecas absolutamente irresistíveis! Maçã e canela é, de facto, uma combinação fantástica e o cheirinho que ficou pela casa é maravilhoso 😍 Tentei fazer panquecas com o mínimo de farinhas possível e sem adição de açucares, pq a própria maçã já é doce e a canela e a baunilha dão a ilusão de algo doce, mesmo sem ser.
Bem, mas vamos então ao que interessa: a receita :p





Ingredientes:

3 ovos médios
60grs de maçã crua ralada ( usei fuji)
10grs de farinha de coco (usei Origens Bio)
10grs de linhaça moída( usei Origens Bio)
1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio



Preparação:
Bater os ovos, juntar os restantes ingredientes e mexer bem.
Cozinhar numa frigideira com propriedades anti-aderentes ( uso estas de ferro mineral da Sweet Selection , duram literalmente uma vida e não são tóxicas - código mamapaleo10 dá 10% de desconto em toda a loja) tapada e com o lume no mínimo, cerca de 1,5 minutos de um lado e 30 segundos do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco.

O choro






Às vezes, é difícil entender as razões para tantas lágrimas. Para os adultos, tudo parece simples e fácil de resolver, mas para as crianças, algumas situações são bastante complexas. Chorar faz parte do crescimento emocional e funciona como um desbloqueio sentimental. Até aos 3/4 anos, apesar de já saberem falar, muitas vezes só conseguem expressar os seus sentimentos e emoções com lágrimas. Isso acontece porque ainda não têm maturidade emocional para lidar com frustrações, angústias, receios, etc
Gritar, pedir para pararem de chorar, ignorar, só vai servir para que fiquem ainda mais nervosos e frustrados.
Pare, respire fundo, coloque-se ao mm nível da criança e abrace-a. Tente acalmá-la e em seguida tente perceber o que a está a incomodar. ♥️

Ana S. Guerreiro (Mamã Paleo)



quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Panquecas de Banana e Sementes de Papoila

Bom dia, alegria! O meu filho, hoje, resolveu fazer um pedido especial para o pequeno-almoço: Mamã quero "panquequessss"! E lá foi a mamã para a cozinha. Eram para ter sido apenas panquecas simples de banana, mas resolvi enriquecer um pouco e juntei-lhes uns extras :)



Ingredientes:


1 banana média (usei da Madeira)
2 ovos médios
1 colher de sopa de linhaça dourada moída
1 colher de chá de sementes de papoila
1 colher de café de canela
raspa de meia laranja média
pitada de sal




Preparação:
Esmagar bem a banana, juntar os restantes ingredientes e mexer bem.
Cozinhar numa frigideira com propriedades anti-aderentes ( uso estas de ferro mineral da Sweet Selection, duram literalmente uma vida e não são tóxicas) tapada e com o lume no mínimo, cerca de 1,5 minutos de um lado e 30 segundos do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco.

Popular Posts