domingo, 20 de janeiro de 2019

Pão de Azeitonas - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Azeitonas... odiadas por uns, amadas por outros. Eu pessoalmente adorava as azeitonas britadas do meu avô. Tudo era feito por ele, desde a apanha até ao tempero final. Ainda me lembro de ter cerca de 6 anos e estar sentada com ele num degrau a bater com uma pedra nas azeitonas (nunca tinha pensado nisso mas deve ser dai que vem o nome "britadas" - brita - pedra), são uma daquelas coisas que mal vejo, associo de imediato ao meu avô. Não sei se terão interesse ou não, mas brevemente vou tentar colocar, aqui, a receita das azeitonas dele, ficavam maravilhosas :)

Bem, hoje, a receita é outra: Pão de Azeitonas, fica super saboroso e cortado em fatias mais finas aposto que dá umas torrada ou tostas ( sequem no forno) fantásticas para acompanhar este Paté de Atum ou algo do género. Tentei fazer uma receita baixa em hidratos para não atrapalhar muito quem quer perder peso ou segue uma alimentação low carb por motivos de saúde.

Espero que gostem <3



Ingredientes:

6 ovos
50 ml de azeite
40 gr de farinha de amêndoa (ou farinha de mandioca - não é lowcarb)
30 gr de linhaça moída
30 gr de farinha de girassol (podem triturar as sementes até com a varinha mágica, ou usar 20 grs de farinha de coco ou 15gr de araruta ou polvilho azedo)
20 azeitonas descaroçadas e cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de orégãos ou ervas finas
11 grs de fermento para pão
sal q.b




Preparação:

Bater muito bem todos os ingredientes (excepto as azeitona), durante 5 minutos ( usei a K-mix da Kenwood). Juntar as azeitonas e envolver bem.

Deixar a massa repousar 40 minutos.

Podem colocar a massa numa forma de bolo inglês ou em pequenas formas de pão como eu fiz ( usei estas formas da Sweet Selection - código mamapaleo10 dá 10% em todas as compras na loja) .

Decorar com azeitonas e sementes várias  (opcional)

Levar ao forno, pré-aquecido a 180ª, 40 min nas formas pequenas ou 45/50 min na forma de bolo inglês.

Dica: cortar em fatias finas e levar a tostar ao forno, ficam com umas tostas maravilhosas :)


Ver também: Pãezinhos de Abóbora e Noz




Para saber mais sobre o meu livro:





Receita em parceria com a Kenwood e a SweetSelection

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts