quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Bolo de Carnes Frias e Ervas Aromáticas - Paleo, Low Carb, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Quem segue o blogue e a página, sabe que costumo evitar usar enchidos e fumados, contudo isso não invalida o facto de os adorar ( tal como acontece com o queijo 🙄😝). O problema neste caso, tem mais a ver com a dificuldade que tenho em encontrar produtos de qualidade, mas sendo feitos com carne biológica ou de produção extensiva, temperos naturais e sal ( marinho integral, então, era perfeito), não vejo grande problema em consumir ocasionalmente.
Ofereceram-me, recentemente, presunto e chouriça caseiros e pensei aproveitar para fazer algo diferente do que normalmente coloco aqui no blogue. É uma espécie de pão/bolo/caramba isto é bom que se farta de carnes frias e ervas aromáticas. Podem comer ao pequeno-almoço, lanche, acompanhar uma sopa ou juntar uma salada e servir de refeição principal, levar para a praia, para um pic-nic, cortar em quadradinhos e servir numa festa ou como entrada, enviar na lancheira dos mais pequenos para o lanche, etc

Bem, só vos digo isto: experimentem! O sabor e a textura são maravilhosos (eu sei que sou suspeita, mas depois de fazerem tenho -quase - a certeza que vão concordar comigo :p )





Ingredientes:

7 ovos médios
80 gr de farinha de amêndoa
50 gr de farinha de linhaça moída
30 gr de farinha de mandioca ( versão low carb usar farinha de amêndoa ou pinhão)
25 gr de araruta ou polvilho azedo ( versão low carb usar farinha de coco)
2 colheres de sopa de fermento sem gluten para bolos
4 colheres de sopa de azeite ou de banha de porco bio´
150 grs de enchidos/fumados/carnes frias a gosto picados (usei presunto, chouriça e um bocadinho de secretos de porco preto que tinham sobrado do jantar
2 colheres  e meia de sopa de mistura de ervas aromáticas e especiarias a gosto ( usei 1 colher de sopa de orégãos, 1 colher de chá de cebolinhos desidratado, 1 colher de café de cominhos em pó, 1 colher de café de pimentão doce, 1 colher de café de tomilho em pó, 1 colher de chá de salsa ou coentros desidratados, pitada de curcuma e pitada de gengibre)
1 colher de sopa de cebola picada
sal e pimenta a gosto


Nota: caso usem lacticínios juntem 2 colheres de sopa de queijo mozzarela  ralado e 2 colheres de sopa de queijo parmesão em lascas ou ralado
Não usei, mas se juntarem azeitonas ou tomate desidratado também deve ficar muito bom



Preparação: 

Colocar todos os ingredientes, excepto as carnes frias/enchidos/fumados,numa taça e mexer muito bem, cerca de 3 minutos - usei a batedeira KMix da Kenwood. Envolver as carnes frias/enchidos/fumados na massa.


Colocar numa forma de silicone ( usei esta forma para pão da Lékué - podem usar o código MAMAPALEO10 e ganham 10% de desconto, em todas as compras, na SweetSelection ).
Decorar com sementes ou oregãos
Levar ao forno pré aquecido a 180º, durante 40 minutos.






Para saber mais sobre o meu livro:










Receita em Parceria com a Kenwood Portugal e a SweetSelection 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts