quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Pão de Batata Doce - Paleo, Vegan, Sem Glúten, Sem Lacticínios, AIP

A receita de Pãezinhos de Batata-Doce que fiz, em 2017, para o meu filho, porque este tinha um dentinho a nascer e achei que a côdea ia ajudar a aliviar a dor, acabou por se tornar na receita mais vista de sempre aqui no blogue e acho que não minto se disser que já a vi reproduzida centenas de vezes por várias pessoas, nas redes sociais. A receita de hoje, é uma adaptação vegan desses mesmos pãezinhos.
 Como referi, há dias, no post da Tarte Banoco, tenho várias pessoas que me pedem receitas sem ovo, mamãs cujos bebés iniciaram a alimentação complementar (sim, eu sei que existe uma nova corrente que defende que devemos introduzir tudo antes dos 12 meses, mas nem toda a gente a segue - eu, por exemplo, misturei um pouco das duas, tal como fiz e faço com o blw e o método tradicional), pessoas intolerantes ou alérgicas ao ovo e vegans que tentam fundir ambos os conceitos e seguir uma linha mais saudável, sem fugir aos seus princípios.
Por todos estes motivos, hoje, decidi partilhar  a receita de Pães de Batata-Doce que também podem encontrar no meu livro "Dieta sem Dieta".








Ingredientes:
·         300 gr de batata doce cozida ou assada
·         60 gr de polvilho azedo
·         50 gr de linhaça dourada moída ( AIP trocar por farinha de mandioca)
·         40 gr de farinha de trigo-sarraceno ou farinha de amêndoa ou araruta ou farinha de arroz
·         2 c. de chá de fermento sem glúten para bolos
·         20 ml de azeite
·         1 c. de chá de alho em pó (opcional)
·         sal q.b

Araruta polvilho doce ou azedo para moldar os pães

Preparação:
Junte o sal, o alho em pó e o azeite à batata doce e transforme num puré homogéneo.
Adicione os restantes ingredientes e amasse muito bem. Com a ajuda do polvilho, molde 5 a 6 pãezinhos e leve a forno pré-aquecido a 180 º, cerca de 45 min.




Para saber mais sobre o meu livro:





1 comentário:

  1. Adoro as tuas receitas, mais do que uma vez fiz as tuas receitas e adoro. Esta receita em particular, ainda não me correu bem, as bolinhas queimam por baixo e ficam cruas por dentro, deve ser do meu forno, mantive-o a 180 graus da primeira vez e da segunda vez um pouco menos mas voltaram a queimar e a ficar cruas por dentro. Será por usar o tabuleiro do forno? Alguma recomendação? Obrigada.

    ResponderEliminar

Popular Posts