segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Saudável o Tanas!



Ando já há tanto tempo para escrever sobre isto e hoje foi o dia: "Bolinho Saudável", "Pudim sem culpa", "Doces sem Açucar" e títulos que tais a mim tiram-me do sério quando a seguir abro e vejo na receita: 1 chávena de mel, 100grs de açucar de coco ou algo do género! São títulos sensacionalistas! Nada mais do que isso!

Mel, açúcar de coco, açúcar mascavado, geleias disto e daquilo, o que for... podem até ser menos maus do que o açúcar refinado mas continuam a ser MAUS e a ser AÇÚCAR! Ponto final, não há nada de saudável em trocar 200grs de açúcar branco por 200grs de açúcar mascavado, ou até mesmo 100grs em vez de 200grs, continuam a encher o corpo de açúcar!

Bolinho saudável? Bolinho saudável: batam dois ovos juntem agrião e metam numa forma de bolo, voilá! Bolinho saudável!

E não, encher os doces de natas e manteiga de animaizinhos de produção intensiva, também não é "saudável", nem faz sentido!

Sim, eu faço doces e julgo que se nota que gradualmente tentei fazê-los o menos "maus" possíveis mas dai a dizer "ah e tal comam são super saudáveis!" acho que é no mínimo gozar com a inteligência de quem segue a página/blogue. São situações pontuais e tento que sejam o menos más possíveis mas NÃO, não são "doces saudáveis"!  Isso não existe! Aliás existe, e são uma criação divina de seu nome Fruta! ( e mesmo essa não deve ser ingerida em excesso, claro, mas será sempre melhor que qualquer doce, mesmo que seja lowcarb! Ha quem conte carbs, há quem conte calorias, eu conto nutrientes ;)

Ah e para terminar: Meter açúcar de coco e companhia na comida dos bebés NÃO é comida saudável! Cada vez que vejo paginas e blogues de alimentação infantil colocarem receitas desse tipo para miúdos com um ano e até menos apetece-me mandar dois berros!

“Açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo”, Paul van der Velpen


Pronto tenho dito!


P.s: Eu juro que sou um amor de pessoa, mas quando me salta o verniz sou um pouco bruta, especialmente quando o assunto envolve a saúde dos mais pequenos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts