terça-feira, 4 de abril de 2017

Bolo Folar

Há já algum tempo atrás fiz este bolo cujo sabor em tudo me lembra o dos folares da zona de Lagos, aqueles simples que sabem a pão com erva doce e um toque de canela. Só difere mesmo na textura, o meu é mais estilo bolo.
Nunca gostei muito daqueles folares carregados de canela, açúcar, caramelo etc, acho muito enjoativos, mas estes simples de erva doce são deliciosos.

Tenho ainda outra receita,  essa sim já lembra não só o sabor como a textura e consistência mais tipo pão do tradicional folar - espreitem: Mini Folares





Ingredientes:

5 ovos
1 chávena de água morna (cerca de 250 mls mas pode precisar ajustar  um pouco conforme as farinhas - de marca para marca mudam um pouco, a sua capacidade de absorção e textura podem variar, influenciando por isso  a quantidade de água, o tamanho dos ovos também é outro factor a ter em conta, uso caseiros e todos com tamanhos diferentes)
160grs de farinha de amêndoa
80grs de farinha de coco
80 grs de polvilho doce
5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de psyllium husk em pó (opcional)
2 colheres de sopa de mel (ou a gosto)
2 colheres de sopa de canela
1 colher e meia de sopa de erva doce moída/em pó
1 saqueta de fermento sem glúten
Pitada de sal

1 ovo cozido (opcional)




Preparação:

Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Reserve. (Se desejar que fique um bolo menos fofo não bata as claras em castelo)

Misture todos os ingredientes secos. Dissolva o mel na água, junte as gemas e o azeite e misture bem com a varinha mágica.

Junte o líquido às farinhas e bata bem. No final envolva, com cuidado, as claras.

Coloque numa forma de silicone, com um ovo cozido no meio e leve a forno pré-aquecido a 180o cerca de 40 minutos (tempo pode variar de acordo com as formas e fornos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts