Wednesday, April 19, 2017

Barrinhas de Peixe e Legumes

O meu filho adora peixe e hoje lembrei-me a prepará-lo de uma forma um pouco diferente daquelas a que ele está habituado. Quis fazer uma especie de "douradinhos" no forno, versão saudável e com legumes incluidos. Inicialmente, a ideia era cortar os lombos das pescas em tiras, colocar uma "pasta" de legumes por cima destes e em seguida panar. Contudo, percebi rapidamente que essa ideia não iria funcionar, porque fiquei com medo das espinhas... e ainda bem que mudei de ideias e desfiz o peixe, encontrei 4 grr :s
Ficam muito saborosas e acredito que mesmo adultos irão gostar delas :)
Tambem podem fazer igual mas com carne.



Ingredientes:

1 lombo de pescada ( pode usar outros peixes, caso sejam congelados não pode depois congelar as barrinhas para utilizar posteriormente)
2 floretes médios de brócolos e/ou couve-flor (usei brócolos) ralados
1 ovo
1/2cenoura ralada
2 dentes de alho picados (ou a gosto)
2 colheres de sopa de coentros e/ou salsa picados
Gotas de limão
Sal e pimenta a gosto
Farinha de mandioca


Preparação:

Desfaça o peixe e certifique-se que não encontra nenhuma espinha ( muito importante caso seja para um bebé), adicione os legumes ( pode escolher outros como courgette, alho francês, etc), tempere e junte o ovo batido. Mexa bem, caso fique muito liquido junte mais um pouco de brócolos ou couve-flor e uma colher de chá de linhaça moída ou farinha de mandioca ou fubá de mandioca ou farinha de coco ( não deve ficar uma pasta muito seca).


Molde pequenas barras ou rolinhos e passe pela farinha de mandioca ( pode temperar a farinha de mandioca com um pouco de alho em pó/sal/pimenta etc etc - no caso dos bebés sugiro que a use sem tempero)
Leve as barrinhas ao forno a 180º cerca de 10/15 min, vire as barrinhas e deixe cozinhar mais uns 10min.
Pode também optar por as fritar em óleo de coco ou azeite.

Como utilizei pescada fresca congelei metade das barrinhas para fazer mais tarde.


                      Sugestões de acompanhamento: legumes cozidos, salada,"Arroz" de Couve-Flor





Popular Posts