sábado, 9 de setembro de 2017

Festas - Mais de 100 Deliciosas Sugestões Paleo

Aproveitando que o meu filho fez anos, no passado fim-de-semana, resolvi fazer criar uma lista de sugestões paleo para festas ( aniversário, natal, páscoa, etc). No meu caso pessoal, confesso que desta vez, optei por um menu misto - paleo e não paleo, isto porque nenhum dos convidados segue o mesmo tipo de alimentação que eu e achei que seria um desperdício de tempo e pior do que isso... provavelmente não iam gostar :"pouco doce", "sabe diferente", "é esquisito" etc, etc - Er... a verdade é que se eu não disser que é paleo comem e repetem, mas quando sabem... ah e tal deixa cá ficar em modo enjoado ( e sim, eu sei que também vão ler isto e não estou minimamente preocupada, meus queridos enjoados 💗)
Fiz, sim, questão de fazer o bolo de aniversário do meu filho, adoçado apenas com banana e tâmaras. No ano passado, levei um balde de água fria... encomendei um ( já ciente que eu e o menino não iríamos comer) queria um bolo lindo, azul e branco, com um ursinho, até o desenhei ao pormenor, levei à loja, expliquei tudo e ... trouxe um "trambolho", uma dor de cabeça e o coração partido! Era o primeiro aniversário do eu filho, queria que o bolo fosse lindo, mimoso, perfeito!... uma perfeita porcaria! 😒
Desta vez, pensei: "O aniversário é dele, vai comer o seu bolinho preferido! Um bolo sem "cacas" feito por mim! Pode não ficar perfeito, mas será feito com muito amor e carinho ( e pior do que o outro do ano passado duvido)".

"Enough about me", vamos lá então às sugestões, umas são receitas minhas, outras são receitas de blogues amigos, outras nem precisam de receita :)  ( excepcionalmente vou colocar lacticínios em algumas das opções)

Caso tenham outras sugestões, são mais do que bem-vindas :) Enviem-me mensagem e adiciono ;)

Basta clicarem nas sugestões e são encaminhados para a receita :)




Pudins, Bolos,Tortas, Tartes, Mousses e Semi-Frios:




(os pudins, mousse e tartes podem fazer um grande ou colocar em pequenas formas individuais)



  • Muffins ( vão encontrar aqui várias receitas de muffins doce e podem também fazer salgados)

  • Bolo de Amêndoa e Chocolate ( podem fazer numa forma quadrada ou rectangular e servir quadrados individuais, simples ou decorados por exemplo com chantilly de coco e frutos secos ou frutos vermelhos)
  • Gelatina de Frutas com Agar-Agar ( simples, com bocadinhos de fruta e/ou com chantilly de coco ou natas)




Canapés, Tostinhas e Salgadinhos: 



Canapés:
Pão de Sanduíche



Cortar em pequenos quadrados

Tostinhas: 
Usar Pão maravilha ou Pão de Batata Doce (feito na forma de bolo inglês) torrado
Cortar fatias bem fininhas e dividir em quadradinhos - torrar no forno

ou podem usar, por exemplo:


  • Rodelas de Pepino 
  • Chips de Mandioca 



Os canapés e as tostinhas são super versáteis, combinam com uma infinidade de recheios. Podem, por exemplo, colocar:

  • Queijo de cabra curado + Doce de Abóbora (caseiro) + Noz

  • Paté de Atum + Cebolinho por cima

  • Requeijão + Mel + Noz

  • Quark + Salmão Fumado + Ervas Finas ou Cebolinho Fresco

  • Mascarpone + Morango + Fio de chocolate derretido

  • Queijo da ilha + Presunto + Tomate cherry

  • Queijo da ilha + Rodela de Banana + Fio de Mel + Noz

As combinações são infinitas :)

Salgadinhos e Companhia


  • Melão com Presunto ( podem fazer bolinhas de melão e envolver com presunto)
  • Figos com Presunto
  • Biqueirão (anchovas) com Manga
  • Pães com Chouriço ou com Queijo ou com Bacon, Bacon e Queijo etc (com Pão Maravilha)
  • Tâmaras com Bacon


Quiches:

(Podem fazer miniaturas e podem também optar por outro tipo de ingredientes para o recheio)







Bolos de Aniversário



(algumas sugestões são bolos simples e leves que podem depois rechear e decorar)




Aniversário do meu bebé



Pães:






Natal, Páscoa, etc












Outras Sugestões:

Lombo de Porco no Forno Com Laranja e Castanhas (fiz no Natal passado)


  • Camarão cozido ou frito´
  • Ameijoas
  • Conquilhas
  • Sapateira
  • Santola
  • Chouriça assada
  • Tábua de queijos
  • Frutos Secos
  • Espetadas de Fruta
  • Espetadas de Queijo +Tomate Cherry +Azeitonas + Presunto (as combinações são infinitas)
  • Salada de Polvo
  • Salada de Atum
  • Chips de Mandioca/Batata Doce/Batata Inglesa/Beterraba/Courgette etc
  • Leitão



Bebidas:





  • Água! :p
  • Chás Gelados Caseiros
  • Aguas aromatizadas com frutas, canela, hortelã etc
  • Limonadas ( simples, com morango, com maracujá etc)
  • A haver sumos optem por os fazer em casa


Eu não bebo álcool, amamento e são duas coisas que acho incompatíveis digam lá o que disserem. Por esse motivo não sou a melhor pessoa para dar dicas sobre álcool e Paleo - pessoalmente acho que não são compatíveis apesar de alguns autores defenderem que sim (num registo diário), numa situação pontual como uma festa optem por bebidas sem glúten (ou seja esqueçam a cervejinha por exemplo) e com pouco açúcar ( licores e companhia :p). É preferível vinho tinto, gin, tequila e outros dentro deste registo.




Para saber mais sobre o meu livro:
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts