segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Croquetes de Carne de Vaca

Não comia croquetes, há anooooos, mas no aniversário do meu filho levaram uns (com gluten e afins, fritos em óleo vegetal) e eu fiquei ali só a comê-los com os olhos 😓 A vontade de lhes dar uma trinca foi tanta que uns dias depois, meti mãos à obra e fiz uns "limpinhos, limpinhos" :p sem glúten, sem lactose e com carne de vaca isenta de hormonas, antibióticos e conservantes.
Ficaram muito bons e crocantes, podem adicionar legumes também e torná-los num snack para os mais novos levarem para o lanche :)

Ps: também fiquei a namorar os rissóisde camarão....só ainda não fui foi ainda comprar o camarão lol "mi aguárdem" :p





Ingredientes:

500grs de carne de vaca - usei agulha do Solar da Giesteira
150ml de "leite" de amêndoa (sem açúcar)
150ml de agua
50grs de cebola
40grs de cenoura
20grs de cogumelos
20grs de salsa
20grs de chouriço vermelho ou bacon (opcional - não usei porque cá em casa não gostam)
1 colher de sopa de banha de porco ( usei de porco preto prod. extensiva)
2 colheres de sopa de vinho branco
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de sopa de farinha de amêndoa (podem trocar por farinha de mandioca)
1 colher de chá de farinha de mandioca

Farinha de Mandioca para panar
Oleo de coco para fritar ( caso não utilize o forno)

(tive uma "pequena" ajuda de duas mãozinhas lindas :p)


Preparação:

(Utilizei a Cuisine Companion)

Colocar o o acessório misturador na taça e em seguida a carne em cubos, a cebolas aos bocados, a cenoura em rodelas, a salsa, a agua, o vinho, o azeite, a banha, o sal, a pimenta, o pimentão e o dente de alho ( e o chouriço/bacon caso use). Ligar o modo "Cozedura Lenta" P2 - 45 min.

Aos 42 minutos, coloque em pausa, abra e adicione os cogumelos e rectifique os temperos. Retome o programa de cozedura lenta.

Depois de terminar, abra, troque o acessório misturador pela lâmina de amassar/triturar, e use na velocidade 11 durante, 15segundos. (Se tiver muito caldo, retire o excesso, antes)

Retire a lâmina de amassar/triturar e volte a colocar o acessório misturador, adicione o "leite", a farinha de mandioca e a farinha de amêndoa. Misture na velocidade 10, durante 15segundos. ( Se desejar pode adicionar uma gema também). A consistência deverá ser semelhante à da imagem abaixo.


Coloque a pasta obtida, num recipiente e leve ao congelador cerca de 10 minutos ou 40 minutos no frigorífico.

Retire a massa do frio, coloque na M-Press (comprei à minha amiga e parceira do blogue Soluções Perfeitas - TW), com os bicos redondos para croquetes. ( caso não tenha pode moldar à mão :) )

Corte de 3 em 3 riscos, molhe a espátula e retire os croquetes um a um, passando-os em seguida por farinha de mandioca. Se desejar dar-lhes um "crunch" extra, passe por ovo batido e volte a passar pela farinha de mandioca ( foi o que fiz neste caso).



Leve os croquetes ao congelador, cerca de 10 minutos. Retire e frite em óleo de coco, ou leve ao forno, a 180º cerca de 15 minutos, vire os croquetes e deixe dourar mais 10 minutos.



Ver também: Pataniscas de Bacalhau e Croquetes de Perú e Legumes


Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts