segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Quiche de Legumes - Paleo, Sem Glúten, Sem Lacticínios

Como sabem (ou não lol) ando, aos poucos, a trocar a "triquitana" da cozinha, teflons e companhia tudo para o lixo. Confesso que antes nem pensava muito nisso, ou pensava mas não ligava, mas desde que engravidei comecei a levar esta questão mais a sério, esta e não só, a alimentação, os produtos de higiene, entre muitas outras, quero fazer e dar ao meu filho  o melhor que posso.
Podem ler mais sobre os perigos dos teflons aqui
Adoramos quiche cá em casa, com base ou mesmo sem ela. É super versátil e uma óptima forma de "esconder" legumes no caso de terem miúdos (ou graúdos lol)que não gostem deles. Felizmente (para já) esse não tem sido o caso aqui 😍
Ora, quando vi que a  Sweet Selection tinha a forma para quiches e tartes que eu andava a namorar,  em promoção, não resisti 😝 Eu acho que vibro tanto com utensílios de cozinha, como algumas mulheres vibram com sapatos 😂 Não que eu não goste de sapatos, porque gosto e muito, mas gosto mais das minhas "triquitanas" da cozinha 😍( e de andar descalça 😂).  E, como ao contrários dos sapatos, não as posso ir mostrar para a rua, venho para aqui toda empolgada 😂
Hoje, mal chegou a encomenda, meti mãos à obra mais o meu pequeno ajudante e fizemos um delicioso quiche de legumes.
Nota: caso tenham um ajudante como o meu, façam massa a mais lol é muito gira para moldar e brincar e tem a vantagem de não ser tóxica :)
A inspiração para a base super simples, sem farinhas e muitoooo boa veio daqui, mas simplifiquei ainda mais :)
É verdade, sou só eu que nunca sei se devo dizer A quiche ou O quiche? ahah
Vamos, lá então à\ao quiche, antes que arrefeça 😝




Ingredientes:

Base:
600grs de mandioca cozida ( bemmmm seca)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá rasa de alho em pó
Pitada de bicarbonato de sódio
Sal e pimenta a gosto

Recheio:
6 ovos
200ml de leite de coco (usei da Origens Bio)
1/2 pimento vermelho pequeno picado
1 cebola pequena picada
1/2 ramo de coentros picados
1/3 de courgete picada
1 cenoura pequena picada
1 cebola pequena picada
1 colher de chá de caril
1 dente de alho picado
1 colher de chá de fermento sem glúten para bolos
(Pode adicionar outros legumes ou trocar estes por outros :) )



Preparação:

Base:
Certifique-se de que a mandioca está bem seca, reduza-a a puré com um garfo, processador ou robot de cozinha. Junte os restantes ingredientes e amasse bem. Vai obter uma massa muito fácil de trabalhar.
Forre a forma, faça furos na massa com o auxílio de um garfo e leve ao forno a 180o cerca de 20minutos.


Recheio:
Bata os ovos, junte todos os legumes picados, o leite de coco, temperos e fermento. Mexa muito bem e verta sobre a base (pode polvilhar com cebolinho picado ou oregãos). Leve, novamente ao forno, cerca de 20minutos (ou até estar pronto - pode variar conforme a forma e forno utilizados).






Ver também: Quiche de Camarão e Alho-Francês e Quiche de Salmão e Pimentos




Para saber mais sobre o meu livro:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts