terça-feira, 6 de novembro de 2018

Pão de Canela - Paleo, LowCarb, Sem Glúten, Sem Lacticinio

Eu juro que quando entrei na cozinha ia só fazer um chá, mas... o filho pediu pão ... e quando dei por mim tinha feito estes pãezinhos. Ficaram fofos, assim mais para o seco, semelhante à textura de um pão "normal" e têm um sabor bastante agradável e suave.
Na verdade, baptizei-os de pães de canela, mas podem ficar simplesmente pães lowcarb, basta não juntar a canela, ou até podem virar bolinhos secos, basta adoçar um pouco com pasta de tâmaras, xilitol, mel etc e até mesmo um toque de erva doce é capaz de lhe dar um sabor fantástico... ou seja: peguem na receita base e divirtam-se a ajustar ao vosso gosto :)
São uma excelente opção para as sandes dos mais pequenos ao lanche ou ao pequeno almoço ( ou para os crescidos :p ) e podem fazer vários, congelar e depois ir descongelando à medida que vão precisando :)


Fica então aqui a receita:

(rende 3 ou 4 pãezinhos iguais aos da imagem)

Ingredientes:

3 ovos
20 gr de farinha de amêndoa
20 gr de linhaça moída
20 gr de farinha de pinhão ou farinha de sementes de girassol
15 gr de farinha de coco
( Nota: misturei várias farinhas para que quase que se anulassem entre si em termos de sabor, assim consegui um sabor mais neutro a "pão", mas podem usar farinha de noz, de pinhão, de linhaça, de amêndoa, de sementes de girassol, de sementes de sésamo, de coco, de avelã etc na quantidade que que quiserem desde que no total tenha 75 grs de farinhas lowcarb -  MAS em termos de sabor sugiro que confiem aqui na mamã e sigam a receita :p )
1 c de chá de canela em pó ( opcional )
1 c. de chá de fermento sem glúten para bolos
1 c. de chá de azeite
1/2 c. de café de sal

opcional: se quiser fazer um pão doce junte um pouco de xilitol, mel ou pasta de tâmaras



Preparação: 

Bem rápida e simples que o menino continuava a pedir pão :p

Meter os ingredientes todos numa taça e bater ou usar a varinha mágica, até obter uma massa homogénea. Meter em pequenas formas ( usei estas <- (clicar para ver) da Lékuè, à venda na SweetSelection - todas as compras na SweetSelection têm 10% de desconto com o código mamapaleo10). Levar a forno pré-aquecido a 180º durante 35 min.





Para saber mais sobre o meu livro:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts