Desde que decidi,
há uns meses, voltar a praticar exercício físico de forma regular e
focar-me, mais a sério, em perder peso de forma saudável (o meu foco principal quando iniciei a paleo foi saúde - essa felizmente está boa e recomenda-se,
agora há que tratar do resto :p), percebi que apesar de comer carne, peixe e
ovos, não consumia proteína suficiente e tentei encontrar uma alternativa
vegetal, acima de tudo por uma questão de sustentabilidade (cá em casa praticamos a No
Meat Mondays - Segundas sem Carne ( logo hei de escrever sobre isso), nem
sempre à segunda lol mas sim, uma vez por semana tentamos não consumir produtos
de origem animal. Simmm, não vamos fazer grande diferença eu sei, mas fazemos
alguma e por mínima que seja é importante :) ).
Descobri que ao contrário das gorduras e dos carboidratos, o
corpo não pode armazenar proteína, sendo necessário um consumo regular.
Pronto se calhar já toda a gente sabia isto, mas aqui a totó não lol Além disso
a proteina é termogénica e ajuda no processo de perda de peso.
Wheys e companhia
estavam fora da equação e descobri a: Proteína de Cânhamo! Uma maneira
saborosa e saudável de ingerir proteína vegetal de fácil absorção e
biodisponibilidade.
Eu dificilmente conseguia ficar com aquela sensação reconfortante de saciedade, mesmo seguindo todas as dicas paleo/lowcarb, simplesmente não funciona de modo igual comigo, sim provavelmente é mais psicológico do que fisiológico mas como diria a outra senhora, isso agora não interessa nada lol importa sim que finalmente consegui encontrar essa sensação de saciedade e a proteína de cânhamo tem sido um bom grande aliado nesse processo.
-A proteína de cânhamo contém todos os 20 aminoácidos, incluindo os nove que o nosso corpo não pode produzir sozinho. Além de ser rica em proteínas, uma
única dose, é também, muito alta em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs),
como valina, leucina e isoleucina.
-Além disso, o nível elevado de magnésio presente na proteína e sementes de cânhamo
ajuda a reduzir os sintomas pré-menstruais e pode ajudar com problemas
digestivos, insónias, depressão, ansiedade, dores musculares, dor de cabeça e
hipotiroidismo.
-As fibras da proteína de cânhamo enchem o estômago e dão uma sensação de saciedade. A fibra solúvel da proteína de cânhamo é uma boa fonte de bactérias digestivas que ajudam a regular o açúcar no sangue e além disso, a fibra insolúvel auxilia o organismo a eliminar os excessos através do trato intestinal.
-Os ácidos linoleicos e
alpha-linoleico são essenciais para converter a comida em energia. A falta
destes dois ácidos gordos no nosso organismo pode causar problemas cardiovasculares,
problemas de pele, pele seca, problemas nós rins, arritmia cardíaca. O ácido
linoleico também contribui para a redução de problemas cardiovasculares,
aumenta o HDL (colesterol bom), ajuda na prevenção do cancro da mama, sintomas
de depressão e pré-menstruais.
-A proteína de cânhamo contém entre outras coisas: Ferro, Magnésio, Fósforo, Tiamina, Riboflavina, Potássio, Cálcio e Omega3
Eu pessoalmente gosto muito de beber misturada junto com "leite" de amêndoa, na sopa ou assim com abacate e sementes, conforme mostro na foto acima.
Uso a da (minha adorada) Iswari, compro a de 1kg, sai bem mais em conta do que a de 250gr e uso o desconto de 10% com o código "mama_paleo"
Têm também outros produtos com proteína de cânhamo e sementes de cânhamo que podem ser bons aliados em dias de treino, em dietas de perda de peso, em dietas vegetarianas/vegan e outras
E sim eu como aveia germinada perdoem-me os puritanos paleo :p ainda amamento e é um alimento interessante digam lá o que disserem. Não sigo regras, faço as coisas de acordo com a forma como o meu corpo reage e funciona. Por exemplo, na paleo/lowcarb, em dieta de emagrecimento defende-se que não se deve comer de manhã ou se se comer evitar hidratos e que estes devem ser deixados mais para o fim do dia... pois eu funciono ao contrário, ao fim do dia como poucos ou nenhuns hidratos e só assim consigo perder peso, ao contrário até ganho.
(estes são os que uso mas julgo que existem outros)
Sim quero e estou a perder peso, mas também quero manter a saúde que muito me custou a recuperar :)
Como já disse num post anterior:
"A minha saúde até há cerca de 3 anos atrás era er.. hum... uma valente porcaria lol ( estou-me a rir mas na verdade, dizer isto é até bastante triste). Enxaquecas, tinha enxaquecas horríveis desde os 9 anos. Fibromialgia diagnosticada aos 22 anos, tinha dias em que acordava e sentia-me como se o meu corpo fosse uma nodoa negra gigante. Cáries, sempre tive cáries desde que me lembro. Cansaço, estados depressivos, um sistema imunitário que muito deixava a desejar. Um intestino super preguiçoso que me levava a consumir caixas e caixas de Dulcolax. Enfim, a lista continuava até amanhã, mas de modo resumido: tinha maleitas para dar e vender! Lol
Ia ao médico e? Trazia uma lista enorme de medicamentos! Encontrar soluções? Nah isso não dá lucro! Há que tapar o sol com a peneira, ir remendando. Ninguém procura a origem do problema, apenas o "tapam" com mais quimicos!
De há 3 anos para cá, alterei consideravelmente o meu estilo de vida e alimentação e... nunca mais fiquei doente,nem sequer uma constipaçãozinha! Parece incrível, mas é a mais pura verdade! Cáries? Nunca mais tive! Intestino? Virou relógio! A fibromialgia? Só muuuuuito ocasionalmente dá "sinal de vida" mas sei que é por questões relacionadas com stress/ansiedade e em nada se compara com o que sentia antes. Enxaquecas idem, só muito raramente surgem e directamente relacionadas com eventos que me deixam nervosa/preocupada/ etc.
Com a Paleo, consegui optimizar a minha Saúde e tento fazer o mesmo com o meu filho, um miúdo super saudável, com 28 meses. Até hoje, o máximo que tomou foi ben-u-ron, uma vez ou duas. Sim claro, a amamentação também tem tido peso nisso, bem como o facto de ainda não frequentar um "infectário" (sobre isso falarei noutro dia), mas acredito que o que come, bem como o que NÃO come, tem sido muito importante para o seu desenvolvimento a todos os níveis (motor, cognitivo etc)." -
Ps: Agora já tem 30 meses :p
Bem vou indo que comecei a escrever isto depois do pequeno-almoço e o tempo passou tão depressa que já está na hora de ir fazer o almoço para o baby! :)
Ps: Agora já tem 30 meses :p
Bem vou indo que comecei a escrever isto depois do pequeno-almoço e o tempo passou tão depressa que já está na hora de ir fazer o almoço para o baby! :)
Fontes:
https://hempmeds.com.br/proteina-de-canhamo-um-alimento-completo/
http://sociedadevegan.com/sementes-proteina-canhamo/
http://www.vidaativa.pt/a/proteina-de-canhamo/
Sem comentários:
Enviar um comentário