quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Rolo de Carne

Quem me conhece sabe que sou uma "esquisitinha" de primeira, no que toca a carnes picadas e companhia e solucionei essa questão com uma picadora "à séria"( tenho esta da Moulinex). Desta forma posso controlar a qualidade da carne ( compro a do Solar da Giesteira - isenta de hormonas, antibióticos e conservantes ) e pico-a eu cá em casa (também vendem logo picada e congelada, mas a opção "carne congelada" ainda não é válida para o Algarve) assim tenho a certeza absoluta que na minha carne não existem aditivos.

Para terem uma ideia estes são alguns dos ingredientes mais comuns nos aditivos, utilizados pelos talhos, na carne picada e salsichas frescas: dextrose (açúcar), E-221, E-224, E-120 e outras coisinhas boas, muitas delas potencialmente cancerígenas . Durante anos achei que fazia alergia a certos tipos de carne, só recentemente percebi que era sim reacção alérgica aos aditivos e não à carne.  Se bem que quando se trata de carne de porco e aves de produção intensiva também não me dou muito bem, a minha pele e o meu sistema digestivo não as toleram da melhor forma. Os aditivos, esses, dão-me bolhas e comichão na pele.

Pronto, já começam a perceber o porque da "esquisitice" lol Na verdade, de "esquisitice" tem muito pouco, sou "só" eu a zelar pela minha saúde e pela saúde daqueles que mais amo ;)

Ahh e descobri que com um tapete de silicone de tortas ( tenho este da Sweet Selection) consigo enrolar o rolo de forma a ficar perfeitinho, não falha! :D



Ingredientes:

Carne:
700 grs de carne picada ( usei chambão, pojadouro e agulha do Solar da Giesteira)
2 colher de sopa de pimentão doce
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de sal marinho (ou a gosto)
1 colher de café de cominhos ( opcional)
1 colher de café mistura de pimentas moídas
1 ovo ( opcional)
fio de azeite
gotas de sumo de limão
( outros temperos a gosto)

Nota: esta carne é muito suculenta e tenra por isso não utilizei batata doce ralada, mas é um excelente truque juntar batata doce crua ralada para ajudar a manter a suculência da carne.




Recheio: 
( na verdade podem colocar tudo o que vos passar pela cabeça, isto é apenas um exemplo)

300 grs de couve lombarda  (podem trocar por espinafres ou agrião por exemplo)
300 grs de batata doce cozida
100 grs de cenoura ralada
1 cebola média em meias luas finas
200 mls de Molho de Tomate
100 grs de cogumelos laminados ( desta vez não coloquei mas fica muito bom)
1 dente de alho picado
azeite extra virgem
noz moscada
pimenta
sal

Farinha de mandioca para envolver o rolo

Preparação:

Cozer a couve com agua e sal e escorrer bem a água.

Colocar a cebola e o dente de alho numa frigideira com azeite, mexer durante um minuto e juntar a couve deixar cozinhar cerca de 2/3 minutos e desligar. Escorrer bem o excesso de liquido e reservar.

Transformar a batata doce em puré, juntar um fio de azeite, sal, pimenta e noz moscada. Reservar.

Picar a carne, colocar todos os temperos e o ovo batido. Misturar muito bem.

Espalhar a carne sobre o tapete de silicone, criando uma camada compacta com cerca de 2 centímetros de altura.

Barrar a carne com o puré de batata doce ( caso utilize lacticinios pode colocar tambem queijo ralado). Em seguida espalhar a couve e depois a cenoura ralada, por fim colocar o molho de tomate.

Enrolar tudo e passar o rolo por farinha de mandioca.

Regar com azeite e molho de tomate ( coloquei ervas aromáticas por cima).

Levar ao forno (pré-aquecido) a 190º cerca de meia hora ou até estar cozinhado ( pode depender um pouco do tamanho que conferir ao rolo)




Popular Posts