sexta-feira, 21 de julho de 2017

Tarte de Ameixa

Este ano ofereceram-me tannnnntas ameixas que parecia que quanto mais comíamos mais ameixas tínhamos em casa lol  Esta semana, reparei que tinha umas a ficarem demasiado maduras e resolvi fazer uma tarte de ameixa. Nunca tinha feito e não sabia bem se a ideia que tinha em mente iria resultar, mas foi aprovada pelo membros cá de casa :)
Não adicionei qualquer tipo de açucares porque as ameixas maduras já são bastante doces, de qualquer forma caso achem necessário podem juntar tâmaras, mel ou açúcar de coco para a deixar mais adocicada.



Ingredientes:

Base:

100 grs de farinha de coco
80 grs de farinha de amêndoa
50 grs de fubá de mandioca ou teff
90 grs de banha de porco preto ou óleo de coco (caso usem lacticínios podem usar manteiga)
1 ovo
pitada de sal

Recheio:

650 grs de ameixas bem maduras (sem caroço )
180 grs de leite de coco ( usar a parte mais espessa da lata) usei da Origens Bio
2 ovos
1 colher de sopa de canela em pó (ou a gosto)
1 colher de sopa de vinho do porto (opcional)
1 colher de chá de fermento sem glúten
pitada de sal
amêndoa palitada para decorar

( podem adoçar com tâmaras, mel, xylitol ou açúcar de coco por exemplo)



Preparação:

Base:

Misture bem as farinhas e junte a banha de porco, amasse muito bem. Junte o ovo batido e amasse ate obter uma massa maleável. Estenda a massa e forre a tarteira.
Caso não consiga estender a massa, forre a tarteira com bocados de massa, vá esticando com os dedos e tentando criar uma base uniforme ( utilize água ou azeite nos dedos para facilitar a tarefa).
Leve ao forno a 180º cerca de 15min.
Retire do forno e reserve.

Recheio:

Triture todos os ingredientes ate obter uma mistura homogênea, verta sobre a base da tarte e decore com amêndoa palitada ( ou outro tipo de frutos secos da sua preferência )
Leve a tarte ao forno, a 180º cerca de 35/40 minutos ( tempo pode variar conforme o tipo de forno e material da tarteira)

Popular Posts