sábado, 18 de novembro de 2017

Bolo de Dióspiro


Existem dois frutos ( se calhar mais, mas estes julgo serem os mais flagrantes lol) com os quais já me pediram várias vezes para fazer receitas e nunca fiz porque: eu gosto demasiado deles assim ao natural para os "desperdiçar" num doce! Figos e dióspiros (os tipo maçã, não gosto dos moles). São duas frutas que adoooro de paixão e nunca sou capaz de os transformar pq acho que são perfeitos assim ao natural :) Contudo..... deixei amadurecer em demasia alguns dióspiros, cá em casa e foi desta que fiz bolo.
A ideia inicial, por "culpa" da Angela Barbosa (a fofinha que pegou nos meus Biscoitos de Limão, juntou alfarroba e de repente passaram a ser conhecidos como "cócózitos" 😅😅) que me pediu uma receita com dióspiros, era para ser os Muffins de Manga mas com dióspiros (que segundo a própria ficaram muito bons 😍) mas eu tinha tanta polpa que acabei por fazer algo maior. :p

A forma linda da NordicWare é da SweetSelection <3



Ingredientes:

450 gramas de polpa de dióspiro
5 ovos
6 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco
50 grs de fubá de mandioca ou farinha de sarraceno ou teff
50 grs de farinha de amêndoa
50 grs de farinha de coco
20 grs de polvilho doce
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento sem gluten para bolos
pitada de sal

Obs: não coloquei nada para adoçar uma vez que os dióspiros já são bastante doces, mas pode adoçar com mel ou xilitol por exemplo



Preparação:

(Com o Cuisine Companion)

Separe as gemas das claras. Coloque o acessório batedor na taça, verta as claras e bata-as em castelo na velocidade 7, durante 2 minutos ( colocar a tampa sem a tampa reguladora de vapor para obter um resultado melhor). Retire as claras e reserve.

Colocar a lâmina de amassar/triturar, meter todos os ingredientes na taça e bater a velocidade 7 durante, durante 2 minutos. Juntar as claras e misturar tudo na velocidade 3, durante 1 minuto.

Colocar a massa na forma e levar a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40minutos (temperatura pode variar de acordo com o tipo de forma e forno utilizados)


(Sem Robot)

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.

Meter todos os ingredientes numa taça e bater até obter uma mistura homogénea. Juntar as claras e envolver delicadamente sem as quebrar.

Colocar a massa na forma e levar a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40minutos (temperatura pode variar de acordo com o tipo de forma e forno utilizados)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts