quarta-feira, 13 de junho de 2018

Aba de Borrego na Caçarola

Hoje, trago mais uma receita, feita com o maravilhoso borrego biológico do Monte Silveira. 
Esta receita também funciona bem com coelho, cabrito, perú ou frango, mas, para mim, com borrego fica perfeita. :) 
Andava em pulgas para experimentar a minha nova panela 😍 e hoje, foi o dia! Como sabem (ou não 😝) já há algum tempo que tento que todos os utensílios que utilizo para cozinhar sejam feitos com materiais não tóxicos e, aos poucos, tenho ido trocando e adquirindo produtos com maior e melhor qualidade. A minha última aquisição, foi esta Panela de Cerâmica Faitout da Emile Henry (todos os produtos desta marca são feitos apenas com materiais naturais). É feita com uma argila especial não tratada, areia, água filtrada, óxidos minerais e revestida por um esmalte livre de chumbo, cádmio e níquel, e por isso não há qualquer risco de contaminação ou transferência de químicos durante a cozedura. O esmalte como não é um material poroso, não absorve os odores e é mais fácil de limpar do que as panelas convencionais.
A cerâmica também é conhecida por ser um material que cozinha os alimentos suavemente, evitando que queimem. A ausência de metal nas panelas de cerâmica também permite cozinhar os alimentos sem que oxidem, ajudando a preservar todos os nutrientes e vitaminas dos alimentos.
Suporta temperaturas entre os -20ºC e os 450ºC por isso pode ser utilizada no congelador e no forno 😁 e claro é da Sweet Selection.





Ingredientes:
600 grs aba (e parte das costeletas) de borrego ( usei do Monte Silveira)
2 cebolas médias
1 cenoura média
1 batata doce média
1 limão
1/2 courgette media
100 grs de cogumelos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de pimentão doce 
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de curcuma
1 colher de café de gengibre ralado ou em pó
1/2 ramo de hortelã
1/2 copo de vinho branco 
Azeite
Sal e pimenta q.b




Preparação:

Escaldar a carne c hortelã e água a ferver. Em seguida temperar com o pimentão, curcuma, cominhos, gengibre, vinho, sumo de limão, alhos, hortelã, sal e pimenta. Deixar, assim, no mínimo, 5 horas (temperei à noite e cozinhei no dia seguinte).

Na panela, colocar o azeite, a cebola em meias luas não muito grossas, a cenoura em rodelas grossas, e a carne com o líquido e os alhos (retirar hortelã). Levar ao lume, no mínimo, cerca de 40 min (ou até a carne estar tenra), juntar a batata doce aos cubos e 5min depois juntar a courgette aos cubos e os cogumelos laminados. Deixar cozinhar mais 6min, juntar hortelã, desligar e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts